...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitora da Uern se reúne com ministra Marina Silva para tratar da COP30

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Maia, participou, na manhã desta quinta-feira (14), de um encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A reunião ocorreu durante o Fórum Interconselhos, realizado no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF).

A pauta principal foi a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Na ocasião, Cicília Maia apresentou o potencial das universidades estaduais e municipais para contribuir com a programação do evento e com o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade. “Tivemos a oportunidade de encontrar a ministra Marina e colocar toda a potencialidade das nossas universidades na construção da programação da COP30. Também tivemos a oportunidade de dizer que já estamos submetendo os nossos projetos e programas estruturantes nesse desenvolvimento sustentável do nosso país. Eu tenho certeza que as nossas universidades terão condições de participar ativamente desse movimento internacional”, afirmou a reitora da Uern e presidente da Abruem.

De acordo com a vice-presidente da Abruem, Nara Fortes, a entidade já submeteu propostas para integrar a programação oficial. “Colocamos a Abruem à disposição. Já enviamos os projetos, que estão na pré-seleção, para que possamos participar da COP30, tanto a Abruem quanto suas afiliadas. São pautas importantes, das quais temos o prazer de participar”, declarou.

Também participaram do encontro o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos, e o ex-presidente da Abruem, Francisco Lima Júnior.

A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. As universidades desempenham papel fundamental nesse processo, por meio da pesquisa e da produção científica que impulsionam práticas e tecnologias voltadas para a preservação ambiental. Trabalhos relevantes nessa área serão apresentados durante o evento, incentivando soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support