A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Maia, participou, na manhã desta quinta-feira (14), de um encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A reunião ocorreu durante o Fórum Interconselhos, realizado no auditório do Ministério de Minas e Energia, em Brasília (DF).
A pauta principal foi a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) que acontecerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Na ocasião, Cicília Maia apresentou o potencial das universidades estaduais e municipais para contribuir com a programação do evento e com o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade. “Tivemos a oportunidade de encontrar a ministra Marina e colocar toda a potencialidade das nossas universidades na construção da programação da COP30. Também tivemos a oportunidade de dizer que já estamos submetendo os nossos projetos e programas estruturantes nesse desenvolvimento sustentável do nosso país. Eu tenho certeza que as nossas universidades terão condições de participar ativamente desse movimento internacional”, afirmou a reitora da Uern e presidente da Abruem.
De acordo com a vice-presidente da Abruem, Nara Fortes, a entidade já submeteu propostas para integrar a programação oficial. “Colocamos a Abruem à disposição. Já enviamos os projetos, que estão na pré-seleção, para que possamos participar da COP30, tanto a Abruem quanto suas afiliadas. São pautas importantes, das quais temos o prazer de participar”, declarou.
Também participaram do encontro o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos, e o ex-presidente da Abruem, Francisco Lima Júnior.
A COP30 reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. As universidades desempenham papel fundamental nesse processo, por meio da pesquisa e da produção científica que impulsionam práticas e tecnologias voltadas para a preservação ambiental. Trabalhos relevantes nessa área serão apresentados durante o evento, incentivando soluções inovadoras para um futuro mais sustentável.