...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitora da Uern é recebida por ministra do meio ambiente

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, teve audiência produtiva com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, nesta terça-feira (20). O encontro ocorreu em um mês dedicado à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

No início deste mês, a Uern realizou a Semana do Meio Ambiente, abrindo a programação com a soltura de Gabriel, o primeiro peixe-boi marinho a passar por um processo de aclimatação no Rio Grande do Norte. O peixe-boi foi resgatado ainda filhote, no Ceará, e passou por todo o processo de reabilitação e aclimatação, até ser devolvido ao seu habitat natural. A ação fez parte do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), que tem sido desenvolvido há 25 anos pela universidade e é reconhecido internacionalmente pela sua atuação na conservação e monitoramento da biota marinha.

Durante a reunião com a ministra, a reitora Cicília Maia apresentou o trabalho realizado pelo Projeto Cetáceos, destacando suas conquistas e a importância da sua atuação no litoral do Rio Grande do Norte e Ceará. Ela convidou a ministra Marina Silva para conhecer as unidades do projeto localizadas na Reserva de Diogo Lopes, em Macau/RN, e na praia de Upanema, em Areia Branca/RN. Nesta última localidade, ocorreu o maior salvamento de baleias encalhadas já registrado no mundo, que teve à frente os pesquisadores do projeto.

A ministra ficou entusiasmada com o trabalho realizado pela Uern e se comprometeu em viabilizar uma visita ao Projeto Cetáceos em agenda ao Rio Grande do Norte, reforçando a importância de promover ações conjuntas em prol da preservação do meio ambiente. “Muito importante o trabalho que vocês realizam. Parabéns pela atuação da universidade na preservação do meio ambiente e educação ambiental”.

O encontro entre a reitora Cicília Maia e a ministra Marina Silva demonstra o reconhecimento dos esforços da Universidade na área da conservação marinha e a importância de parcerias entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais para a preservação do meio ambiente.

A reitora também destacou o engajamento da Uern com a Agenda 2030.

“Foi uma audiência bastante produtiva. A ministra indicou duas secretarias para acompanhar o trabalho do Projeto Cetáceos, e já estamos articulando novos encontros entre a equipe do Ministério e o professor Flávio Lima, que coordena o projeto. Tenho certeza de que conseguiremos fortalecer ainda mais o Projeto Cetáceos e o belíssimo trabalho que esse projeto vem desenvolvendo ao longo de 25 anos no nosso litoral”.

A ex-reitora Fátima Raquel Morais acompanhou a reitora Cicília Maia durante a audiência.

Marina Silva parabenizou a Uern pelo trabalho em prol da conservação da vida marinha através do PCCB, que completa 25 anos de atuação
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support