A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e presidente da Associação Brasileira dos Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) professora Cicília Maia, participou de um painel, na tarde de hoje, 27, na Mossoró Oil & Gas Energy, sobre a capacidade das instituições de ciência e tecnologia.
Sua participação aconteceu na Arena ESG/Inovação Senai juntamente com instituições como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), IEL, Sebrae, entre outros.
O papel da Uern de ir além das suas estruturas foi destacado, inicialmente, pela reitora.
“A gente tem atuado muito extramuro tentando identificar as potencialidades que nós temos enquanto região, mas, sobretudo, também os desafios que a nossa sociedade ainda enfrenta e trazendo a nossa capacidade enquanto técnico, enquanto docente, enquanto estudante, uma atuação direta”, informou.
A história de 57 anos da Universidade, a formação de mais de 60 mil graduados(as) e sua presença em diversas regiões do RN, com seis campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) e quase 20 polos de Educação a Distância (EaD) mostram, na visão de Cicília Maia, o quanto a Uern conhece o povo e o estado potiguares.
“Nós conhecemos cada pedacinho desse Rio Grande do Norte, principalmente pela nossa interiorização e pela nossa capilaridade. Então, quando você olha para o mapa do Rio Grande do Norte, e aí eu vou fazer a fala da Uern, mas também soma-se a da Ufersa, soma-se também a da UFRN e do IFRN, você percebe que o mapa do Rio Grande do Norte está bem distribuído no que diz respeito a essa formação, nas diversas áreas de conhecimento”, aponta.
Cicília Maia ressaltou ainda o papel dessas instituições no desenvolvimento socioeconômico estadual e nacional.
“Nós temos uma história de transformação de vidas e de cenários. Quando a gente fala que essas universidades de fato são o maior patrimônio do povo potiguar, é porque a gente está desenvolvendo pessoas que tem tudo a ver com a temática que está sendo aqui apresentada”, complementou.
Evento
A feira Mossoró Oil & Gas Energy está sendo realizada desde terça-feira, 25, e segue até a noite de hoje, 27, no Partage Shopping Mossoró.
Dividindo estande com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), a Uern está presente mais uma vez no evento que é referência nacional em energia, reunindo empresas, instituições e expositores de vários lugares do Brasil.
Durante os três dias de evento, a Uern apresentou iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, como os serviços oferecidos pela Agência Uern Inova, empresas juniores, ações do Projeto Cetáceos da Costa Branca, entre outros.
