...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitor faz balanço de viagem a Brasília no Canal Aberto

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto, fez um balanço da agenda em Brasília na audição desta sexta-feira do programa Canal Aberto, exibido na 105FM.

O reitor começou a falar sobre a agenda citando a luta para obter recursos para o Centro de Tecnologia do Sal. “A Universidade apresentou que aquele projeto não era uma iniciativa da universidade, mas que tinha sido uma encomenda do próprio ministério. Temos o sal, mas não temos as pessoas qualificadas para isso e o ministro disse que iria olhar com carinho para esse projeto. Depois recebi uma ligação do deputado Betinho Rosado que se colocou à disposição para alocar recursos”, frisou.

Outro aspecto abordado pelo reitor foi o pedido ao Ministro da Educação, Henrique Paim, para que a UERN e as demais universidades estaduais sejam inclusas no Programa Nacional do Ensino Técnico (PRONATEC). “O PRONATEC contempla os institutos federais e as universidades federais e de lá saiu um ajuste para que as universidades estaduais também sejam comtempladas. A Universidade quer participar desse momento porque envolve capacitação de pessoas no interior do Estado”, lembrou.

Conforme Pedro Fernandes, a agenda não foi pautada por pedidos e cobranças, mas para aproveitar a oportunidade de apresentar os resultados da UERN. “Nós não fomos lá não só para reivindicar, mas para mostrar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é a única instituição a formar médicos no interior do Estado e temos a maior quantidade de professores formados no PARFOR e o maior PIBID. Falamos ao ministro Henrique Paim da importância da nossa universidade”, relatou.

Ele também trouxe resultados referentes ao Campus de Apodi. “Há um mês tivemos todas diligências de engenharia aprovadas, mas fomos ao FNDE, que nos deu a garantia da obra, da liberação do dinheiro até o início de julho. Nós recebemos essa mensagem. Temos a previsão de concluir a licitação até setembro”, revelou. O reitor disse ainda que além do Campus de Apodi, o FNDE tem recursos para liberar para investimentos no Campus Central e na instalação da FM Universitária.

Outro assunto abordado foi a garantia de liberação de R$ 15 milhões de emenda da bancada federal, que recebeu o apoio do coordenador da bancada deputado federal João Maia durante a colação de grau no Campus de Patu. “A gente sabe a dificuldade de liberação dessas emendas e o deputado João Maia, coordenador da bancada, nos deu a garantia da liberação dos recursos”, afirmou.

Pedro Fernandes também apresentou novidades sobre a construção da pista de atletismo no Campus Central. “Nessa última viagem, nós levamos os projetos da pista para garantir a liberação desses recursos”, acrescentou. O reitor disse ainda que tem um entendimento com a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, para que o prédio da Escola Estadual Joaquim Apolinar, que foi desativada, sirva como o Campus da UERN em Caicó. “Os nossos engenheiros visitaram o prédio do EJA que está desativado e quando fomos conversar com a secretária Betânia Ramalho, de pronto ela garantiu a liberação do prédio e vamos trabalhar pela doação para podermos usar os recursos captados para fazer a reformar”, disse.

O reitor também fez uma avaliação do convênio celebrado com a Prefeitura de Mossoró no último dia 31 de maio, o qual vai garantir recursos para os serviços ambulatoriais que a UERN oferece na Faculdade de Medicina. “Esse convênio que foi assinado no sábado pela manhã, a gente agradece a presteza do prefeito Francisco José Junior que dois dias após tomar posse já assinou um convênio que vai ampliar a oferta de serviços na área de saúde”, analisou.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support