Reitor é homenageado por servidores e representantes da comunidade mossoroense no dia do seu aniversário

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, que nesta terça-feira (25) completa 40 anos de vida, recebe homenagens dos servidores da instituição que dirige e de representantes da comunidade mossoroense. As recepções foram iniciadas logo que ele desembarcou na sede da Reitoria da instituição, onde era aguardado também por familiares.

Na oportunidade, a área externa da Reitoria foi tomada por dezenas de servidores, familiares e representantes da comunidade que aguardavam a sua presença sob a animação do Grupo de Chorinho do Conservatório de Música “Dalva Stella”. Em seguida, representantes da comunidade acadêmica deram início as manifestações de amizade pelo Reitor com uma série de saudações. Quem abriu as homenagens ao aniversariante foi o Padre Charles Lamartine Neto, vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, que foi seguido pela Chefe da Gabinete, Fátima Raquel, pela Presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN, Rita de Cássia Negreiros, e pelo Vice-Reitor, Aldo Gondim.

A palavra – Padre Charles começou a celebração justificando a ausência de Pe. Sátiro que está em Natal acompanhando  problema de saúde na família. Ao se dirigir ao reitor, disse-lhe que quando Deus dá uma missão é porque tem um propósito para aquela pessoa, ressaltando que muitas determinações  contrariam, mas que são necessárias para a instituição e sociedade.

“Como é complexo ser bom nos dias de hoje”, afirmou o sacerdote, reconhecendo que nem todas as ações do homem são compreendidas por todos. Mas, que nem por isso, pode haver desânimo ou comportamento contrário ao designio.

Exaltando as qualidades do reitor Pedro Fernandes, Padre Charles o aconselhou: “Faça o tempo da reitoria, o tempo de serviço à instituição. A UERN é uma universidade que se confunde com a história de Mossoró”, conceituou.

Ao agradecer as homenagens prestadas pelos segmentos da instituição e da comunidade, o Reitor da UERN fez questão de se dirigir inicialmente aos presentes como pessoas, amigos, companheiros e parceiros. Lembrou que se preparou nesses últimos 06 meses para chegar na UERN, trazer resoluções, lidar com problemas, encarar situações de conflitos e solucioná-los. E segundo ele, assim tem sido sempre que sai de casa todos os dias. “Se tenho conseguido superar, não sei, daí a avaliação de cada um, mas é assim que tenho me preparado. Mas para momentos como este, sinceramente, eu não tenho me preparado mais”, disse. Em sua fala, adiantou que são momentos como estes que o fragilizam e mostram realmente que a gente não pode fazer tudo. “E é desta forma que agradeço a cada um que me mostrou esse lado da vida, não que eu tenha esquecido disso, principalmente porque tenho uma família maravilhosa e numerosa”, assegurou.

Segundo o Reitor Pedro Fernandes, aqueles com quem convive mais de perto no cargo tentam entender o que acontece. “A gente pensa muito, e quer saber o porque daquele desafio, o porque dos obstáculos e da insatisfação, como também o porque do sucesso e da vitória. Estou ocupando o cargo hoje, porque me coloquei à disposição da UERN para ficar à frente desse desafio, mas que jamais ficarei sozinho. Alerto que deixem as portas abertas para que as pessoas entrem, eu preciso estar perto de todos. A Universidade é muito ampla, é muito abrangente e muito diversificada. As pessoas que ali se encontram são muito qualificadas. E o nosso grande desafio aqui é saber conter essa ansiedade, mesmo com essa pressão, mas olhar pelo bem comum, para o bem da instituição”, observa.

E lembra que as observações que estão sendo feitas, agora são externadas com mais tranquilidade do que em outros discursos e que, desde que assumiu o cargo, já tem convivido com algumas situações que o fizeram crescer mais. “É assim o nosso cotidiano. Não adianta ficar entre quatro paredes achando que está tudo uma maravilha e estou fazendo tudo que posso. Você tem que fazer tudo que pode dentro daquele anseio existente. Você tem que buscar atender essa demanda e é assim que a gente trabalha”, concluiu, dizendo um pouco antes que a UERN é o maior projeto que saiu de Mossoró para o Estado.