O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, propôs, na primeira reunião do Fórum dos Reitores do RN, nesta segunda-feira,11, que as universidades dos Estados estejam cada vez mais perto da educação básica.
A UERN é a única instituição que forma professor no interior do Estado e, de acordo com o reitor, nas discussões da Universidade com os municípios, dentro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), os municípios se queixam da falta de titulares em algumas disciplinas.
Os reitores concordam que não se pode pensar em inovação tecnólogica e educação superior de excelência com a carência de professores no ensino de Ciências – Matemática, por exemplo, no Estado. Essa interação seria um dos pontos dentro da atualização do projeto de expansão que foi entregue ao Ministério da Educação (MEC) em junho de 2013. As universidades públicas do Estado querem inovar no plano de expansão e consolidação, segundo o reitor Pedro Fernandes.
O Fórum quer validar os princípios do documento, tendo como um dos objetivos prioritários o desenvolvimento sócio-econômico e humano do Rio Grande do Norte.
O Fórum, que é formado pelos reitores da UERN, Pedro Fernandes; Angela Maria Paiva Cruz (UFRN), José de Arimatea de Matos (UFERSA) e Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN) também vai promover seminários temáticos e outros eventos para discussão do desenvolvimento regional e integração do ensino no Estado do Rio Grande do Norte.
A primeira reunião do Fórum de Reitores contou com a presença da senadora Fátima Bezerra, que reafirmou seu compromisso com as universidades e educação do Estado do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi apresentado o novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), professor da UFRN, Kleber Morais. O Fórum de Reitores do RN tem nova reunião no próximo mês.