Reforma nos ambulatórios da Facs possibilita ampliação nos atendimentos

Na manhã desta segunda-feira, 26, foi realizada a solenidade de entrega da reforma e revitalização dos Ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern). O evento ocorreu na sede dos ambulatórios.

A reforma contempla melhorias estruturais nas instalações que compõem os três blocos de edificação, com um investimento de cerca de R$ 800 mil. Foram realizadas a substituição do telhado e dos forros das salas, a troca das portas de acesso aos consultórios, a modernização das instalações elétricas, visando à ampliação da estrutura de climatização dos ambientes, a construção de um novo reservatório de água e a revitalização da pintura.

Para a reitora Cicília Maia, é uma imensa alegria entregar essa reforma. “Neste ano, celebramos os 20 anos da Facs, com avanços e números expressivos. Somente nos ambulatórios, desde a sua instalação, foram mais de 63 mil atendimentos a população, com serviços de qualidade”, destaca.

Cicília Maia que nesse é um momento de agradecer a todos os envolvidos nos serviços do ambulatório. “Gratidão pela coragem, ousadia, vontade de fazer mais. Agradeço aos professores, técnicos e estudantes, que fazem o serviço acontecer. Isso é que nos move, e que reafirma o nosso compromisso de ser cada vez mais uma universidade socialmente referenciada, que oferece o melhor para a comunidade”, diz a reitora.

A diretora da Facs, a Profa. Dra. Allyssandra Rodrigues, ressalta as palavras de agradecimento pela execução dessa reforma, que, para ela, representa um ganho muito grande. “Com a reforma, podemos ampliar os serviços, reforçando ainda mais nosso compromisso social com os atendimentos da comunidade”, declara.

O coordenador doa ambulatórios Cleber de Mesquita, também pontua que este é um momento de agradecer “por essa reforma que mais que dobrou nosso espaço de atendimento”, frisa. Ele destaca que a reforma possibilitará o aumento nos atendimentos, na oferta de especialidades e nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme a representante do Centro Acadêmico de Medicina, a estudante Glenda Vieira, a reforça é um grande benefício para os estudantes. “É muito bom poder prestigiar esse momento”, afirma. A estudante Andreina Marina destaca que as melhorias estruturais irão refletir em grandes avanços para a unidade. “A gente consegue fornecer um serviço mais qualificado, de mais qualidade no geral, e para nós, estudantes, a reforma do ambulatório representa um ganho em atendimento, a gente consegue captar mais pacientes e tudo isso se traduz em mais aprendizado”, avalia.

Os ambulatórios da Facs atendem pacientes de Mossoró e 60 municípios da região. A unidade oferece serviços de cardiologia geral, ambulatório de hipertensão arterial, ambulatório de doença de chagas, cardiopatia gástrica, gastrenterologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia em várias subespecialidades, neurologia, entre outros.