Quinta Cultural promove poesia e arte no pátio da Reitoria

Numa tarde emocionante do início da primavera, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu, nesta quinta-feira, 22, o projeto “Quinta Cultural”, dentro da programação dos seus 54 anos. Na ocasião, a confraria “Café&Poesia”, grupo literário local, lançou o livro-cordel “Equilíbrio desigual”, da autora Andreia Kalliany.

No momento de boas-vindas, os professores Hallyson Dantas, Guido Alves e Bruno Farias, do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, realizaram uma apresentação musicial.

Integrante do “Café&Poesia”, o padre Guimarães Neto fez, em seguida, uma bênção poética para os presentes. Citando o livro de Gênesis e o Evangelho de João, falou sobre a importância da palavra na criação divina.

“A Palavra não é uma coisa parada, é uma coisa dinâmica, está em movimento. Tanto que podemos afirmar com segurança: Deus não criou o universo; Ele continua criando. Não é uma coisa passada, estática, parada. Deus continua criando todo dia. Cria e recria. A Palavra, então, tem um significado de criação. Deus criou tudo através da Palavra, do logos. E Jesus Cristo encarna essa Palavra. Então, literatura lembra a Palavra”, disse em referência à obra literária lançada naquele momento.

A poetisa Dulcineia Cavalcante, egressa das primeiras turmas concluintes do curso de Pedagogia da Uern, entregou à Reitoria uma cópia física e datilografada de seu discurso de oradora de colação de grau, proferido em 1977. Histórico, o documento será integrado aos memoriais da Universidade.

Para a entrega, foi convidada a professora Sirlyede Dias de Almeida, coordenadora do Fórum dos Chefes de Departamento, representando a professora Meyre Ester Barbosa de Oliveira, diretora da Faculdade de Educação (FE).

“Eu vou começar aqui contando primeiro a história, porque, quando eu fui chamada para fazer o discurso de colação de grau, eu não tinha nem ideia do que estava acontecendo na minha vida. Eu tinha só 36 anos, e nunca pensei que estaria um dia, hoje aqui neste dia, 47 anos depois”, falou Dulcineia, emocionada.

Ao final, recitou uma poesia de sua autoria, escrita especialmente para a ocasião.

As escritoras Vanja Reis, Margareth Freire e Socorro Gurgel fizeram um momento de recitação de poesias.

Precisamos ocupar a Reitoria com arte, diz Cicília Maia

A reitora Cicília Maia discursou no sentido de que “Precisamos ocupar esse espaço da Reitoria com arte, com poesia, com música por vários motivos. Mossoró merece, porque esse prédio é histórico na nossa cidade, e nós temos um trabalho efetivo das academias que pode ser muito bem aproveitado neste espaço, principalmente por sua localização estratégica, no Centro da cidade”.

Completou: “Nós estamos neste mês de setembro completando 54 anos da Uern. O nascimento da nossa Universidade precisava ocorrer na primavera, porque sabemos que esta Instituição tem povo, cor, pluralidade e diversidade. Esta Universidade sabe a sua importância para o desenvolvimento do estado”.

De acordo com a reitoria, a Uern é um equipamento de transformação social, razão pela qual deve “celebrar com as academias, porque a universidade é esse espaço de acolhimento e de proliferação de arte, de cultura, de música”.

Também recitou um texto de sua autoria, se declarando uma poetisa em construção.

A escritora Ângela Gurgel, também integrante do “Café&Poesia”, fez a apresentação da autora Andreia Kalliany, agradecendo à Instituição.

“Nós estivemos aqui em 2019, também dentro da programação do aniversário da Uern. Veio a pandemia e tudo foi suspenso. E o momento mais pesado em que eu senti a pandemia foi na Uern. Na Assembleia Universitária, a professora Raquel Fátima entrando sozinha naquele teatro. Eu me desmontei. Ali foi a personalização da pandemia para mim”, contou.

Andreia Kalliany revelou que “não sonhava em ser escritora, nunca pensei”, mas aproveitou a oportunidade de publicação de seu trabalho, escrito em 2011 a partir de suas experiências do cotidiano.

Agora lançado, o “Quinta Cultural”, projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), terá outras edições, sempre com o objetivo de levar manifestações artísticas e culturais para o pátio da Reitoria e para a Pinacoteca José Gurgel.

Estiveram presentes no evento representantes da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (Aflam), da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (Acjus), da Academia Mossoroense de Artistas Plásticos (Amarp), da Academia Mossoroense de Letras (Amol), da Academia dos Escritores Mossoroenses (Academ) e do Instituto Cultural Do Oeste Potiguar.