Quinta Cultural homenageará o jornalista e ex-presidente da Fuern, Canindé Queiroz

O projeto Quinta Cultural, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebe, na próxima quinta-feira, 29, às 16h, no pátio da Reitoria, os acadêmicos da Academia Mossoroense de Letras (Amol) para a sessão solene de homenagem póstuma ao jornalista, ex-reitor da Uern e acadêmico Francisco Canindé Queiroz e Silva, falecido em abril de 2022.

A sessão solene contará com a presença de acadêmicos, amigos e familiares do homenageado, e também com discurso especial do acadêmico Geraldo Maia do Nascimento. Na oportunidade, será oficialmente declarada vaga a cadeira 36 da Amol, ocupada anteriormente por Canindé Queiroz e que tem como patrono o imortal Manoel de Almeida Barreto. Com o rito, a Academia anunciará a abertura de inscrições para interessados(as) em ocupar a cadeira.

Quadro afixado na galeria dos ex-reitores, no prédio da Reitoria

De acordo com o presidente em exercício da Amol, Filemon Rodrigues, realizar a sessão no pátio da Reitoria da Uern tem simbologia importante devido à relação histórica entre o homenageado e a Instituição.

Fundador do jornal Gazeta do Oeste, Canindé Queiroz foi professor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), e a presidiu no período em que os cargos de reitor e presidente eram ocupados por pessoas diferentes, sendo o primeiro responsável pela parte administrativa e o segundo pela pedagógica.

Canindé presidiu a Fuern entre fevereiro de 1973 e junho de 1975 durante o reitorado da professora Maria Gomes de Oliveira. Ele foi professor e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem).

Fez história à frente do jornal Gazeta do Oeste e da coluna “Penso. Logo…”. Foi vice-prefeito de Mossoró entre 1973 e 1977 e candidato a prefeito da cidade, em 1982. Morreu em abril de 2022, aos 79 anos.