A última edição do Quinta Cultural de 2024 foi regada a muita literatura, música e dança. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), é comumente realizado no pátio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Na tarde de hoje, 31, estiveram presentes a professora Leila Tabosa, da Uern, em uma sessão de autógrafos do seu livro “Ela nasceu lilás”, declamações de poetistas da Confraria Literária Café e Poesia, performances do Grupo de Dança Universitário de Mossoró (Grudum) e da professora Beatriz Pazini, representando o projeto de extensão Cineatro, da Uern Patu.
Representando a reitora Cicília Maia, a pró-reitora adjunta da Proex, professora Anairam de Medeiros, comentou que a “Uern é lugar de arte, cultura e de todas as pessoas que estão inseridas nesse contexto. Abrir as portas da Reitoria é sinônimo de muita alegria para nós”.
A professora Leila Tabosa, agradeceu a oportunidade e a presença de todos. “Cerca por poetas mulheres, poetas homens, eu estou me sentindo cercada por deusas, deuses e anjos, obrigada”, disse.
O professor Felipe Ferreira, diretor da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca), da Proex, ressaltou o orgulho do projeto e como ele se relaciona com trabalhadores e trabalhadoras da cultura e fazedores(as) de artes.
De volta em 2025, o Quinta Cultural tem como objetivo levar arte e cultura para a comunidade acadêmica e externa, buscando apoiar a Universidade, artistas locais e regionais na produção artística.