Na noite desta segunda-feira, 26, a colação de grau de 77 graduandos dos cursos de educação física, enfermagem, administração e letras (língua portuguesa e espanhola) do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A solenidade foi presidida pelo diretor do Campus, o Prof. Dr. Jailson José dos Santos.
A oradora das turmas foi Anália Vitória Costa Ferreira, do curso de letras/língua portuguesa.
Ela destacou que a solenidade marca a concretização de um sonho. “Nós tivemos um sonho e é por isso que estamos aqui hoje. Presenciamos hoje o resultado dos nossos esforços mesmo sendo a maioria de nós de origem de baixa renda”, frisou.
Anália também lembrou da contribuição dos amigos e familiares, incluído os que já morreram. “Não podemos deixar de citar neste percurso as pessoas que ajudaram e certamente cada formando tem alguém que está em ausência física”, complementou.
O professor Jailson discursou na condição de paraninfo das turmas e presidente da solenidade.
Ele fez uma reflexão sobre o momento atual no Brasil. “Essa semana o Brasil viu várias cidades serem atingidas por incêndios duas delas muito distantes, que são Fortaleza e São Paulo que sofrem com a destruição do meio ambiente”, frisou. “Essas situações climáticas já deveriam ter sido resolvidas. Ou preservamos o meio ambiente de forma séria e responsável ou pereceremos todos”, declarou.
Ele também trouxe o tema da educação como sendo fundamental para a transformação da sociedade. “Quando ficamos a repetir que a educação transforma é porque as pesquisas já mostraram isso”, acrescentou.
Em outro momento Jailson destacou a importância da UERN para a formação de professores.
O professor Jailson ainda convidou os graduandos a buscarem os cursos de pós-graduação de Pau dos Ferros. “Esse é o momento da formação inicial de vocês e o Campus de Pau dos Ferros se sente orgulhoso de cada um de vocês e, por ser inicial, convidamos que retornem para a pós-graduação. O Campus de Pau dos Ferros é reconhecido pela qualificação dos seus cursos de pós-graduação”, lembrou.