Quarta Cinematográfica dedica programação ao Agosto Lilás

Projeto de extensão da Faculdade de Educação (FE), o Quarta Cinematográfica promoveu, na quarta-feira, 09, programação dedicada ao Agosto Lilás, campanha de combate à violência de gênero. Durante o dia, o grupo realizou duas sessões de filmes, com os longas “Estrelas além do tempo” pela manhã e “A cor púrpura” à tarde.

Durante a noite, uma mesa redonda contou com a presença da professora Suamy Soares, titular da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), e da técnica-administrativa Sephora Nogueira, ouvidora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

“Nós estamos vivendo o Agosto Lilás, então toda e qualquer atividade, por mínima que seja, pode contribuir para reflexão e enfrentamento dessa problemática”, disse o professor Manoel Fabio Rodrigues, coordenador do projeto.

O Quarta Cinematográfica promove a exibição de filmes com origem ou inspirados em obras literárias e, após a sessão, realiza o debate de suas temáticas. No ensejo do combate à violência, disse o professor, o debate mostrou que muitas pessoas não sabem que se encontram ou já se encontraram em relações abusivas.

À noite, na roda de conversa, Suamy destacou que “o Agosto Lilás é um momento em que focamos na violência como se nos fosse muito distante, como se nós não sofrêssemos. Mas precisamos falar de nossas próprias relações”. De acordo com a professora, os sinais de violência são muitas vezes imperceptíveis e é preciso atenção para evitar maiores tragédias, como a morte da vítima.

Por sua vez, Sephora relatou experiências pessoais de assédio. Disse que a Universidade estabeleceu canais de atendimento, como ouvidorias em todos os campi e a criação de diretorias especializadas na temática. Louvou ainda a resolução que prevê equidade de gênero na gestão superior da Uern e destacou que o trabalho desenvolvido atualmente na Ouvidoria não é apenas de repressão à violência, mas de prevenção e escuta das vítimas. “Nós, mulheres, somos quem mais procura a Ouvidoria”, disse.

O Quarta Cinematográfica ocorre semanalmente, promovendo cinema, literatura e cursos dedicadas a pesquisas acadêmicas. Para acompanhar a atividade do grupo, acesso o perfil no Instagram @quarta_cinematografica.

Fotos: ALINE LINHARES/Agecom/Uern