Provas objetivas e discursivas do Concurso da Uern foram aplicadas neste domingo

Após oito anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou um novo concurso público para provimento de 106 vagas imediatas para docentes e técnicos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas neste domingo (21), em 21 locais de prova em Mossoró. Milhares de candidatos participam do certame, que segue agora para as fases seguintes.

Conforme o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), os gabaritos oficiais devem ser publicados nesta segunda-feira, 22 de abril, na página www.idecan.org.br.

A aplicação dessa etapa do concurso transcorreu nos dois turnos. Pela manhã fizeram provas os candidatos a vagas de técnicos de nível superior; já no período da tarde foram aplicadas as provas para cargos de técnico de nível médio, docentes, instrutores musicais, instrutores de Libras, tradutores de libras e advogados.

O sorteio do ponto do tema da prova discursiva – para docentes e instrutores musicais – ocorreu às 14h08, com a presença dos membros da comissão, coordenação do Idecan, de quatro candidatos e um representante da OAB. A Ata pode ser consultada AQUI e também foi publicado o vídeo do sorteio.

O número de candidatos ausentes foi de 35,9%, percentual considerado dentro dos padrões pelo Idecan.

A quantidade de quase 19 mil inscrições reflete não apenas o interesse pela estabilidade no serviço público, mas também a imagem que a Universidade representa para a população potiguar.

“O expressivo número de candidatos mostra o quanto a nossa Uern é grandiosa. Hoje, todos sabem do trabalho transformador que fazemos, que temos autonomia, temos um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR). Muitos sabem do compromisso social da Universidade. E a gente fica, de fato, feliz por ver essa procura por fazer parte da Uern”, avalia a reitora Cicília Maia.

A presidente da Comissão Central do Concurso, a Profª Drª Isabel Amaral, que é a pró-reitora de Gestão de Pessoas, destaca que a Comissão acompanhou todo o processo. “Durante todo o dia percorremos os locais de prova, atestando os procedimentos, abertura dos lotes de provas e presenciamos também o sorteio do tema da prova discursiva. Tivemos algumas diligências. Seguiremos acompanhando o trabalho das próximas etapas”, ressalta Isabel Amaral.

Ocorreram situações pontuais durante a aplicação das provas no período da tarde. Uma candidata foi flagrada tentando passar as questões por aplicativo de mensagens. Os fiscais perceberam um comportamento atípico e agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação. De acordo com informações do Idecan, a candidata confessou ter colaborado com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão.

Segundo a banca organizadora do concurso, outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do concurso – três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido.

Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.

Concurso público é o maior da história da Universidade

O concurso público da Uern atraiu candidatos de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros.

O conhecimento sobre o ambiente da Uern foi o que motivou a Giliane Ferreira a se inscrever no concurso público. Egressa da Uern, do curso de Geografia, ela está em sua segunda graduação na Universidade, no curso de Direito, e afirma que as experiências positivas dentro da Instituição impactaram de forma efetiva na decisão de concorrer a uma vaga.

O candidato Matheus Dantas, veio de Natal e também foi atraído pela boa reputação da Uern. “Conheço os projetos de ensino, pesquisa e extensão. A Universidade é uma ótima referência para entrar na carreira acadêmica”, declara.

A candidata Vanessa Soares declara que vem estudando há dois anos, e sempre teve o desejo de ingressar na Universidade como servidora. “A expectativa é muito grande. Espero que dê tudo certo”, diz.

A candidata Abida Machado, de Natal, comenta que sempre desejou ingressar na Uern.  “Eu já venho há três anos estudando, para área administrativa. Meu desejo é ingressar no serviço público como técnico administrativo e eu vi essa possibilidade na Uern. No passado, queria ingressar como aluna. E não consegui. Agora, espero fazer parte da Uern como servidora”.

Os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas do certame, por meio da página do Idecan.