...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Provas objetivas e discursivas do Concurso da Uern foram aplicadas neste domingo

Após oito anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou um novo concurso público para provimento de 106 vagas imediatas para docentes e técnicos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas neste domingo (21), em 21 locais de prova em Mossoró. Milhares de candidatos participam do certame, que segue agora para as fases seguintes.

Conforme o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), os gabaritos oficiais devem ser publicados nesta segunda-feira, 22 de abril, na página www.idecan.org.br.

A aplicação dessa etapa do concurso transcorreu nos dois turnos. Pela manhã fizeram provas os candidatos a vagas de técnicos de nível superior; já no período da tarde foram aplicadas as provas para cargos de técnico de nível médio, docentes, instrutores musicais, instrutores de Libras, tradutores de libras e advogados.

O sorteio do ponto do tema da prova discursiva – para docentes e instrutores musicais – ocorreu às 14h08, com a presença dos membros da comissão, coordenação do Idecan, de quatro candidatos e um representante da OAB. A Ata pode ser consultada AQUI e também foi publicado o vídeo do sorteio.

O número de candidatos ausentes foi de 35,9%, percentual considerado dentro dos padrões pelo Idecan. 

A quantidade de quase 19 mil inscrições reflete não apenas o interesse pela estabilidade no serviço público, mas também a imagem que a Universidade representa para a população potiguar.

“O expressivo número de candidatos mostra o quanto a nossa Uern é grandiosa. Hoje, todos sabem do trabalho transformador que fazemos, que temos autonomia, temos um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR). Muitos sabem do compromisso social da Universidade. E a gente fica, de fato, feliz por ver essa procura por fazer parte da Uern”, avalia a reitora Cicília Maia. 

A presidente da Comissão Central do Concurso, a Profª Drª Isabel Amaral, que é a pró-reitora de Gestão de Pessoas, destaca que a Comissão acompanhou todo o processo. “Durante todo o dia percorremos os locais de prova, atestando os procedimentos, abertura dos lotes de provas e presenciamos também o sorteio do tema da prova discursiva. Tivemos algumas diligências. Seguiremos acompanhando o trabalho das próximas etapas”, ressalta Isabel Amaral.

Ocorreram situações pontuais durante a aplicação das provas no período da tarde. Uma candidata foi flagrada tentando passar as questões por aplicativo de mensagens. Os fiscais perceberam um comportamento atípico e agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação. De acordo com informações do Idecan, a candidata confessou ter colaborado com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão.

Segundo a banca organizadora do concurso, outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do concurso – três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido.

Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.

Concurso público é o maior da história da Universidade

O concurso público da Uern atraiu candidatos de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros. 

O conhecimento sobre o ambiente da Uern foi o que motivou a Giliane Ferreira a se inscrever no concurso público. Egressa da Uern, do curso de Geografia, ela está em sua segunda graduação na Universidade, no curso de Direito, e afirma que as experiências positivas dentro da Instituição impactaram de forma efetiva na decisão de concorrer a uma vaga. 

O candidato Matheus Dantas, veio de Natal e também foi atraído pela boa reputação da Uern. “Conheço os projetos de ensino, pesquisa e extensão. A Universidade é uma ótima referência para entrar na carreira acadêmica”, declara. 

A candidata Vanessa Soares declara que vem estudando há dois anos, e sempre teve o desejo de ingressar na Universidade como servidora. “A expectativa é muito grande. Espero que dê tudo certo”, diz.  

A candidata Abida Machado, de Natal, comenta que sempre desejou ingressar na Uern.  “Eu já venho há três anos estudando, para área administrativa. Meu desejo é ingressar no serviço público como técnico administrativo e eu vi essa possibilidade na Uern. No passado, queria ingressar como aluna. E não consegui. Agora, espero fazer parte da Uern como servidora”.

Os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas do certame, por meio da página do Idecan.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support