O prazo para a submissão de trabalhos no VIII Seminário Nacional do Ensino Médio (Senacem) e no III Simpósio Interdisciplinar foi prorrogado até o dia 30 de outubro de 2024, oferecendo uma nova oportunidade para pesquisadores, docentes e estudantes participarem dos debates sobre educação básica no Brasil. Com inscrições abertas, os eventos serão realizados entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e terão formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo YouTube e Google Meet.
Sob o tema “Ensino Médio em Reformas: Três Décadas de Crise e Teimosia – Avaliação e Perspectiva”, o evento, que já está em sua oitava edição, pretende discutir as principais questões envolvendo o ensino médio e a educação básica no Brasil. Organizado pela Faculdade de Educação da Uern e pelo Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/Uern), o Senacem conta com o apoio de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o professor Jean Mac Cole, um dos organizadores, o evento é um importante espaço para o debate sobre políticas públicas para a educação. “Estamos na oitava edição e, de dois em dois anos, realizamos o evento com o intuito de discutir as políticas públicas relacionadas ao ensino médio e à educação básica, fomentando pesquisas e projetos de extensão”, destacou.
Estudantes de instituições de ensino superior, professores da rede básica e universitária, além de gestores e profissionais da educação, estão convidados a participar do evento. Os trabalhos podem ser submetidos nas modalidades de resumos expandidos ou artigos completos, que serão avaliados e apresentados nos Grupos de Discussão (GD). As inscrições variam de R$ 50,00 para estudantes a R$ 100,00 para professores.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site do evento, senacem.uern.br, e conferir todos os detalhes sobre as atividades previstas.