A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) destaca que o Plano de Capacitação Docente (PCD) tem sido, nos últimos anos, uma ação extremamente relevante da UERN. Em 2009, foi investido R$ 1 milhão em bolsas para capacitação em nível de doutorado e mestrado. Grande parte dos 450 doutores e mestres da Instituição foram formados através do PCD/UERN.
A PROPEG ressalta anda que a instituição continua investindo no PCD devido à forte demanda por doutores e mestres em diferentes áreas, bem como à escassez de professores “prontos”, sobretudo no interior do Estado. Uma outra alternativa para capacitação docente são os Mestrados Interinstitucionais (MINTER) e Doutorados Interinstitucionais (DINTER).
Atualmente, a UERN possui duas propostas, um MINTER e um DINTER, sendo avaliadas pela CAPES. Tais programas possibilitam a capacitação de até 25 professores, em nível mestrado, durante dois anos, e de até 20 professores em nível doutorado, durante quatro anos. O curso será realizado na UERN, o que não implica em liberação de professores.
Também é previso um estágio na Instituição que oferece o programa, de 04 meses para mestrado e 09 meses para doutorado. Dessa forma, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) solicita anualmente aos departamentos acadêmicos que estabeleçam e comuniquem seus PCD’s, visando identificar qual melhor alternativa.
A PROPEG orienta todos os departamentos a zelarem pelo Plano de Capacitação Docente, assegurando que os professores em capacitação, segundo requisitos do Programa ao qual estão inseridos, possam concluir seus cursos. Também, reforçamos o pleno apoio às decisões departamentais.
Leia abaixo a nota da PROPEG: