Projetos de Lei para recomposição salarial dos servidores da Uern são enviados à Assembleia Legislativa

Na última quinta-feira, 8 de agosto, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou o envio dos projetos de lei que preveem a recomposição salarial dos servidores técnicos e docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para a Assembleia Legislativa do Estado. O anúncio foi feito durante uma reunião que contou com a presença de representantes de mais de 20 categorias do serviço público estadual, entre elas a Uern, representada pela reitora Cicília Maia e pelos presidentes da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Jefferson Garrido, e do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Fábio Bentes.

Os projetos de lei da Uern, que agora começam a tramitar na Assembleia Legislativa, propõem uma recomposição salarial de 12% para 2025 e de 8% para 2026. A proposta é vista como um importante passo para a valorização dos profissionais que compõem a universidade, refletindo um esforço contínuo de diálogo e negociação entre o Governo do Estado, a Reitoria e as entidades representativas dos servidores.

Durante a reunião, a reitora Cicília Maia destacou a importância do momento para a universidade. “Esse é um passo fundamental para o reconhecimento do trabalho dos nossos técnicos e docentes, que têm se dedicado incansavelmente para manter a Uern como uma instituição de excelência. A recomposição salarial é uma justa demanda que há tempos vem sendo discutida, e estamos confiantes de que a Assembleia Legislativa entenderá a importância dessa aprovação para o fortalecimento da nossa universidade”, afirmou a reitora, que agradeceu ao secretário de Administração, Pedro Lopes e à governadora Fátima Bezerra, pela atenção e respeito à negociação realizada entre a Reitoria e os sindicatos.

O presidente da Aduern, Jefferson Garrido, também ressaltou a relevância da proposta: “Os docentes da Uern têm enfrentado uma série de desafios nos últimos anos, e a recomposição salarial é uma vitória importante na luta por melhores condições de trabalho. Ainda não é a recomposição salarial ideal, mas é a real.”

Fábio Bentes, presidente do Sintauern, reforçou a necessidade de continuar acompanhando de perto a tramitação dos projetos: “Estamos vigilantes e vamos continuar visitando os gabinetes dos deputados para dialogar e reforçar a importância da aprovação dessa recomposição. Esse é um momento de união das categorias em prol de um objetivo comum, que é a valorização dos nossos servidores. O caminho a gente já conhece pois já o percorremos em outros momentos, como na autonomia e nos nossos planos.”

A tramitação dos projetos na Assembleia Legislativa será acompanhada de perto pela Reitoria da Uern, pela Aduern e pelo Sintauern, que seguirão atuando em conjunto para assegurar a aprovação das propostas o mais rápido possível, assim como em outros momentos decisivos para a universidade. As entidades representativas já preparam agendas de visitas e diálogos com os deputados estaduais para garantir que a recomposição salarial seja aprovada e que os direitos dos servidores sejam respeitados.

Agora, a expectativa recai sobre o desfecho dessa etapa, que poderá consolidar mais um avanço significativo para a Uern e seus servidores.

Fotos: Sandro Menezes