O Projeto de extensão Feira de Ciências do Alto-Oeste Potiguar realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus Pau dos Ferros, e pela 15ª Diretoria Regional Educação e Cultura (Direc) da mesma cidade, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), teve dois projetos finalistas para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
A feira de ciências internacional está acontecendo desde ontem, 27, e segue até sexta-feira, 31, com projetos investigativos finalistas de várias escolas do Brasil e de outros países.
O projeto “Prótese sustentável: uma alternativa de locomoção para o Equus caballus com canela amputada”, premiado com a credencial para a Mostratec durante a XIV Feira de Ciências do Alto-Oeste Potiguar, realizada em Pau dos Ferros, é oriundo da Escola Estadual Doutor José Fernandes de Melo – Pau dos Ferros (RN), de autoria dos alunos(as) do ensino médio Maria Eduarda de Carvalho Fernandes, Isabela Maria Carvalho Lisboa e Kaio Gabriel da Silva Pereira, sob a orientação da professora Jacicleuma de Oliveira Lima e coorientação do graduando Danyllo Thiago Alves dos Santos.
O projeto “Carrapaticida de baixo custo usando extratos de folha e casca de pereiro (Aspidosperma piryfolium)”, da Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras, da cidade de Alexandria, é de autoria das alunas de ensino fundamental (séries finais) Heloine Evilly Benicio Lopes, Raymara Vitória De Lima Mariano e Majori Michelly Maia De Oliveira, com a orientação da professora Dra. Bárbara Bruna Maniçoba Pereira Medeiros.
Feira de Ciências do Alto-Oeste Potiguar
Também denominada Feira Regional da 15ª DIREC, coordenada pela professora Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos, da Uern, é uma ação extensionista que compõe o conjunto de ações e atividades do subprojeto “Formação continuada de professores no Alto Oeste Potiguar: entrelaçando saberes e experiências entre universidade, escola e comunidade”, do Programa Integrado de Cidadania e Sustentabilidade no Semiárido do Oeste Potiguar (PROSOL), da Uern.
A Feira de Ciências do Alto-Oeste Potiguar conta com o financiamento do PROSOL/UERN, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), via chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 – Linha 1 – Municipal.
