Projeto Quarta Cinematográfica comemora com sessão especial cinco anos de atividade

O Quarta Cinematográfica, projeto de extensão da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), completou 05 anos de atividade com uma exibição especial de filme nesta sexta-feira, 15. “A Felicidade não se compra”, de 1946, com temática natalina, foi a obra escolhida para essa sessão no auditório da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire.

Aberta ao público, a Quarta Cinematográfica promove a exibição de filmes com origem ou inspirados em obras literárias. Após cada sessão, são realizados debates sobre as temáticas apresentadas nos longas.

Os encontros ocorrem semanalmente, promovendo cinema, literatura, oficinas e cursos dedicados a pesquisas acadêmicas.

Coordenador do projeto, o professor Manoel Fábio Rodrigues fez um balanço das atividades realizadas nos últimos meses.

“Esse ano foi extremamente proveitoso. Nós tivemos várias atividades e atividades novas, como minicursos e oficinas, como uma edição especial um dia inteiro, onde apresentamos filmes ligados a questões de violência contra a mulher e encerramos com uma palestra. Foi um ano bem proveitoso.

Para o próximo ano, o professor informa que há novidades. Uma delas é a aprovação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para que o Quarta Cinematográfico se transforme em programa.

“Nós teremos agora três projetos: o Quarta Cinematográfico, que continua com seu objetivo de trabalhar filmes originados em livros; o Cine HQ, que vai trabalhar com filmes originados em artes sequenciais, histórias em quadrinhos, mangás, graphic novels; e o Cine Edu, onde nós levaremos essas discussões para as escolas de ensino médio”, detalhou Manoel Fábio.

Filme de hoje

Baseado nos contos do livro The Greatest Gift, de Philip Van Doren Stern, o longa-metragem “A Felicidade não se compra” foi dirigido por Frank Capra, tendo James Stewart e Donna Reed como ator e atriz principais, respectivamente.

Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence (Henry Travers), um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de ideia, demonstrando sua importância através de flashbacks.

Acompanhe as atividades da @quarta_cinematografica no Instagram.