A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras do Projeto Pontos Cantados nos Xangôs de Mossoró/RN, que será lançado em dois momentos neste fim de semana. No sábado (13), às 20h, será exibido um documentário e no domingo (14), às 20h, será lançada a Coletânea de Pontos Cantados. Os lançamentos serão realizados no Canal do Youtube Terreiros de Mossoró: https://www.youtube.com/watch?v=8FzDmRcq2YE.
O coordenador e idealizador do projeto, Lucas Súllivam, egresso do curso de Filosofia da Uern e estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), explica que o projeto em tela se insere no campo das manifestações e estudos culturais sobre patrimônio imaterial dos cultos afro-brasileiros, premiado no Edital Nº 02/2020 – Fundação José Augusto – Concurso Público para Seleção de Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio-Humana, com recurso da Lei Aldir Blanc.
“A iniciativa fortalece e dá visibilidade do segmento cultural dos povos e comunidades tradicionais de terreiros de matriz afro-ameríndia de Mossoró/RN. Contribui diretamente com a preservação do patrimônio cultural imaterial desse segmento sociocultural, mas também como uma alternativa de apoio pedagógico para o trabalho com a formação de professores e professoras em educação para as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, ensino de artes, ensino de história local e do RN, ensino de música, dentre outras possibilidades educativas para além da universidade e da escola, como por exemplo, as práticas educativas desenvolvidas internamente, dentro dos terreiros”, explica Súllivam.
Lucas Súllivam também está vinculado ao Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e à Comissão de Avaliação do Procedimento de Heteroidentificação para as Cotas Étnico-Raciais. É coordenador do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN.
O projeto contou no apoio a pesquisa com a participação voluntária das professoras doutoras Ana Lúcia Aguiar e Eliane Anselmo da Silva. A produção de técnica foi desenvolvida pelos artistas: Caboco – estudante do curso de Turismo/UERN e Pepeu Savante – estudante do curso de Música/UERN. Flávio Roberto, estudante do curso de Ciências Sociais, atuou como apoio administrativo e financeiro.
FICHA TÉCNICA
IDEALIZAÇÃO E DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
– Lucas Súllivam
PESQUISADORAS VOLUNTÁRIAS – UERN
– Eliane Anselmo
– Ana Lúcia Aguiar
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
– Caboco
– Pepeu Savant
INTERPRETES DE TRADIÇÃO NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
– Tony Silva – Pai Bolinha – Marcia Silva – Lucas Súllivam
PERCUSSÃO DE TRADIÇÃO NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
– Valdecir Júnior
APOIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
– Flávio Roberto
ARTICULAÇÃO SOCIAL
– Iyalaxé Flavinha d’Oxum
REALIZAÇÃO
– Fórum de Terreiros
PARCERIAS
– GAMA/Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do RN
– REJOMATE/Rede de Jovens de Matriz Africana e Terreiros do RN
– NEAB/UERN Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
– GRUESC/UERN Grupo de Estudos Culturais
– UERN
– Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró