Projeto Mãe Primavera oferece atendimento e orientação a jovens grávidas

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

Amor que transforma e transborda. O projeto “Mãe Primavera”, desenvolvido há quase 10 anos pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Facs/Uern), desempenha um papel fundamental na vida de adolescentes grávidas, oferecendo orientações e cuidados às futuras mamães.

Além do atendimento pré-natal, as jovens atendidas pelo projeto também são assistidas no puerpério e recebem orientações sobre saúde e planejamento familiar. Em muitos casos, a gravidez interrompe o ciclo educacional na adolescência, dificultando a inserção das jovens mães no mercado de trabalho. Esse é um dos impactos que a gravidez na adolescência acarreta.

Yasmin Oliveira, 19 anos, teve seu primeiro filho aos 15 anos, quando foi atendida pela primeira vez no projeto. A jovem reconhece que os atendimentos de pré-natal foram fundamentais para lidar com sua primeira gravidez.

Yasmin Oliveira é atendida pelo projeto Mãe Primavera

“Eu gosto muito daqui, dos residentes, dos médicos. O atendimento é excelente, tanto que é minha segunda gravidez que eu vim fazer pré-natal aqui”, comenta.

Além de se sentir acolhida, ela indica para outras mulheres os serviços oferecidos. “Quando eu tenho uma conhecida grávida, eu já recomendo. Ser mãe é tudo, a gente deixa de comprar as coisas para nós e compra para os filhos”, afirma Yasmin.

As palavras ganham mais sentimentos quando a adolescente diz não imaginar sua vida sem seus filhos. “A gente quer ver eles bem, mais do que a gente” complementa. Yasmin diz estar ansiosa pela chegada da menininha.

Dona Ednalva Alves, 47 anos, sogra de Yasmin, é mãe de 10 filhos e também foi atendida no ambulatório da Facs, em outro projeto que atende mulheres com potencial de gravidez de risco e predisposição ao diabetes. A gravidez aos 43 anos não foi planejada. A senhora conta que Pedro Miguel chegou em meio ao risco gestacional. Quatro anos depois do nascimento da criança, ela frisa que o projeto foi primordial para a vinda do filho caçula

Ednalva conta que ser mãe não tem comparação, pois o dom de carregar um ser na barriga é uma verdadeira dádiva. “Quando você descobre que está carregando uma vida, ali você passa a amar, porque sabe que tem alguém para você cuidar”, comenta.

A médica Isabelle Cantídio, coordenadora do “Mãe Primavera”, destaca que o projeto é uma construção coletiva dos residentes, professores e estudantes. Tendo como protagonistas as mamães que precisam de atenção para realizarem o parto de forma segura. “É um projeto que muito nos orgulha. Aqui passamos todas as orientações e fazemos uma linha de cuidados para as gestantes “, diz.

A médica frisa que a gravidez na adolescência, além dos riscos, envolve descobertas. “A adolescência é um período de muitas descobertas e transformações, onde as nossas pacientes precisam desse apoio. Não só do ponto de vista obstétrico, mas também psicológico, nutricional, de atividades físicas e autoestima. E aqui a gente aborda todos esses pontos”, destaca.

As médicas Isabelle Cantídio e Renata Guerreiro falam sobre o projeto

Renata Guerreiro, Ginecologista e Residente do 3º ano em Ginecologia e Obstetrícia na Uern, conta que o projeto representa atenção integral e cuidados com as pacientes.

“O ambulatório do Mãe Primavera é uma flor que enche os nossos olhos, porque é um cuidado integral e uma atenção especial às nossas adolescentes, que engravidam nesse período difícil e tão cheio de descobertas e novidades. O que torna, às vezes, um período complicado de gestação”, destaca Renata.

O objetivo do projeto é promover um pré-natal de qualidade, sanando as dúvidas, os anseios que possam permear o período gestacional. A ginecologista destaca o preparo das pacientes para o momento do parto e pós-parto. “Esse cuidado não acaba quando o pré-natal se encerra, pois muitas das nossas pacientes retornam no período de puerpério para fazermos o planejamento familiar, evitando uma nova gestação na adolescência e todos os riscos que isso pode acarretar”, diz.

Sobre o “Mãe Primavera” – O projeto está inserido no Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Uma parceria da Uern e a Prefeitura Municipal de Mossoró. Faz parte do programa, professores, preceptores, residentes, alunos e internos. Atende mensalmente cerca de 20 adolescentes em período gestacional. Em 2022, atendeu 200 jovens que deram à luz em meio aos cuidados da equipe.

SERVIÇO – Os atendimentos do Mãe Primavera ocorrem às quintas-feira, no período da manhã. As pacientes são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Mais informações sobre o agendamento podem ser obtidas através do telefone 3315-2246 e pelo 99902-4986 (Whatsapp).