...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto “Labcast Histórias de Desamor” promove roda de conversa sobre mídia e feminicídio

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo

O Projeto de Extensão Labcast Histórias de Desamor, vinculado ao Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Decom/Uern), promove uma roda de conversa que tem como tema Mídia e Feminicídio. O evento ocorre quarta-feira, 5 de abril, às 19h, através do Google Meet.

Tendo como objetivo buscar construir um caminho para discutir sobre feminicídio sem revitimizar as mulheres, a roda de conversa traz pesquisadoras feministas para abordar a temática.

Na ocasião, especialistas em gênero, investigadoras com décadas de estudos sobre violência, jornalistas e militantes irão debater se é possível uma mídia que não seja machista, e noticiar crimes de ódio sem reforçar questões estruturais.

“O jornalismo por muitas décadas, assim como várias áreas do conhecimento, reforçaram alguns argumentos culturais que fortaleciam a impunidade de crimes de ódio, crimes como violência contra a mulher. Então a mesa é importante para reacender esse debate e a questão do feminicídio na contemporaneidade e quais os desafios para o jornalismo”, comenta Daiane Dantas, professora de comunicação e coordenadora do projeto.

“Também é importante relembrar algo que aconteceu aqui no Estado que foi o assassinato da professora Roberta Claudia Soares, que vai fazer 20 anos. Então é um trabalho de memória, formação e humanismo”, complementa.

Como atividades de formação, o Labcast terá a criação de uma série de podcasts que analisam o lugar que o feminicídio ocupa na mídia.

Para realizar a inscrição na roda de conversa, acesse este link.

Convidadas:
Fernanda Marques de Queiroz
Doutora em Serviço Social pela UFPE. Professora da Fasso/Uern. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem/Fasso) e líder do Grupo de Estudos sobre relações patriarcais de gênero e feminismo – Gef.

Leonora Sales
Graduada em Jornalismo pela Uern e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. Pesquisa feminicídio, mídia e sensacionalismo e mídia e religião.

Claudia Lopes
Assistente Social, feminista e militante da Marcha Mundial das Mulheres. Integra a Rede de Atenção e Proteção à Mulher Vítima de Violência, e o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres – CEAV.

Sayonara Amorim
Repórter desde 1996, iniciando no jornal Gazeta do Oeste. Atuou também nos jornais O Mossoroense, Jornal de Mossoró e Correio da Tarde. Uma das idealizadoras do portal feminista Matracas.

Suamy Soares
Professora da Fasso/Uern, coordenadora do Nem/Fasso. Chefe do Setor de Relações e Identidade de Gênero, Direitos das Mulheres e da Comunidade LGBTQIA+ da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade – DIAAD e militante feminista.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support