Projeto do Departamento de Turismo da Uern Natal inicia visitas técnicas para mapear novas potencialidades dos municípios do Polo Costa das Dunas

Neste sábado (11), o Projeto de Estudo das Potencialidades Sociais, Culturais, Econômicas e Ambientais, do Departamento de Turismo da Uern Natal, coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Jânio Fernandes, iniciará a fase de visitas técnica em campo, no município de Rio do Fogo, o primeiro do Polo Costa das Dunas a passar pelo diagnóstico.

“Serão várias etapas, que já vinham acontecendo na fase teórica”, explicou o coordenador, que também atua como orientador e revela que o projeto conta com um aluno bolsista e outros 10 voluntários.

Professor Jânio ressalta que o projeto resultará em mais que um inventário. “O objetivo é descobrir ou destacar em cada município escolhido como objeto de estudo, quais potencialidades ainda podem ser exploradas turisticamente e trabalhadas para a promoção do desenvolvimento local, com a geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida”, explica.

Na fase de visitas técnicas, o projeto fará visitas ao centro urbano de Rio do Fogo e depois às três zonas rurais do município, para conhecer e depois discutir com os moradores sobre quais potencialidades podem ser trabalhadas do ponto de vista da comunidade.

“O trabalho será feito em todos os municípios do Polo Costa das Dunas”, garante o professor Jânio. “Começamos por Rio do Fogo, porque já tínhamos um trabalho em parceria com a secretaria de Turismo de lá”, justificou.

“Esses municípios têm muitas potencialidades ainda não exploradas. Por falta de percepção e de um estudo mais detalhado, se limitam a desenvolver as atividades turísticas mais óbvias ou aquelas que o empresariado chega e investe. Nesse estudo, vamos considerar um conjunto de elementos e variáveis sociais, culturais, econômicas e ambientais, que podem potencializar atrações que possam fazer do município um destino turístico, um destino de moradia, um destino de qualidade de vida”, detalha o professor.

Durante as visitas técnicas, os alunos pesquisadores também recolherão informações junto a organizações da sociedade civil, empresários do turismo, produtores de artesanato, artistas, pintores, escultores, profissionais da gastronomia regional, entre outros atores do turismo local, para cruzar informações de todos os setores e articular um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de base local sustentável.