Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo
A música é uma linguagem universal que atravessa barreiras, sejam elas culturais, sociais e geográficas, e desempenha um papel crucial na formação educacional das pessoas. Ela favorece a sensibilidade, criatividade, desenvolve a imaginação, concentração, e a socialização.
Dentro dos diversos gêneros e estilos musicais, as bandas de música são espaços que possibilitam, além da formação musical, o desenvolvimento social e profissional de seus integrantes. Ademais, as bandas de músicas fazem parte da cultura tradicional da região.
Em datas festivas, as bandas de jovens alunos que desfilavam pela cidade, tocando belos e reluzentes instrumentos, fazem parte da lembrança de muita gente. Até hoje, várias cidades, em especial do interior, mantém a tradição da banda de música para encantar e celebrar os momentos especiais.
Para contribuir com a tradição cultural, vem sendo desenvolvido na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Programa de Formação para Bandas de Música. O Projeto de Extensão é promovido por professores e estudantes da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire, do Departamento de Artes, da Faculdade de Letras e Arte (Dart/Fala)
A iniciativa tem como objetivo levar uma formação técnico-instrumental para estudantes de bandas de música. A ação é voltada para crianças e jovens que estão em processo de iniciação de aprendizagem nos instrumentos flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, bombardino, trombone, tuba, bateria e percussão, por meio de aulas online.
As atividades do projeto teve início ainda na pandemia, de forma remota e desde então já foram mais de 24 bandas formadas em diferentes cidades dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Espírito Santo.
Projeto de formação de bandas de música é iniciado nas escolas
Dentro do Programa de Formação para Bandas de Música, será desenvolvido a ação Banda nas Escolas. O projeto piloto foi lançado nesta semana, na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, localizada no bairro Belo Horizonte, em Mossoró.
Além da formação musical, o projeto Banda nas Escolas tem como objetivo disseminar a arte e a cultura nas escolas da rede pública. Ademais, visa envolver os estudantes em uma atividade cultural e divertida, possibilitando o desenvolvimento social e profissional de seus integrantes.
Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão, destaca que esta é mais uma ação da Universidade que mostra o seu compromisso com a sociedade. “Os coordenadores desse projeto viram que havia um potencial na escola, as escolas tinham os instrumentos, tinha o professor, mas falta aquele apoio, então a Universidade está chegando com esse apoio, com professores e alunos da escola de música”, declarou.
O vice-diretor da escola, e também egresso da Uern, Frutuoso Gomes, agradeceu a presença da Universidade. “A Uern está oferecendo aulas da própria formação de banda de música aqui na escola. E isso é muito importante, temos a parte extracurricular e promove uma diversidade, conhecimento e música, e ela traz esse diferencial. Estamos muito felizes com a participação, e acredito que nós iremos tirar bons frutos desse projeto”, afirmou.
Para o aluno Arguelho Barros, a iniciativa do projeto é muito importante. “Vamos ter instrutores e professores qualificados, o projeto novo vai poder me ajudar. E estou muito empolgado, porque era isso que faltava, era alguém que também tocasse flauta transversal”, relatou.
Bruno Farias, coordenador do projeto, destaca suas expectativas sobre as atividades na escola. “Estamos iniciando hoje pela Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros também com esse objetivo, na perspectiva de trazer a nossa equipe e fazer uma formação, uma atividade direcionada e permanente na escola. Que futuramente nós tenhamos uma banda instalada através do programa”, frisou.