Projeto de extensão de informática promove encontro em homenagem às mulheres

Neste sábado, 9, ocorre o 11º Meetup Especial das Mulheres, promovido pelo Grupo de Usuários Python do RN (Grupy-RN) e pelos Encontros Pythonicos, projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O encontro começa às 8h na sede do Sebrae/RN em Mossoró.

De acordo com o professor Alysson Oliveira, coordenador do projeto, Python é uma linguagem de programação e o objetivo do projeto é ajudar a comunidade de desenvolvedores Python do RN a divulgar um pouco mais a linguagem apoiando o Grupo de Usuários Python do RN, Grupy-RN, parceiro do “meetup”. “As comunidades de software são agentes importantes no Ecossistema Local de Inovação (ELI). Porém o projeto Encontros Pythonicos não se restringe à linguagem Python e dialoga com outros usuários de outras tecnologias”, disse.

Para ele, eventos como este de homenagem às mulheres são importantes porque elas “sempre tiveram um papel de protagonismo na área de computação, apesar de hoje ser uma área na qual a presença feminina ainda seja minoria nos cursos de formação”. A ideia, portanto, é “resgatar esse protagonismo”.

“Cada vez mais mulheres estão ocupando posições de liderança em cenários majoritariamente masculinos. Promover esses encontros dando visibilidade a essas conquistas, além de motivar mais mulheres a atuarem na área, abre um espaço de interação social ao diálogo e cooperação”, completou o professor.

Ryllari Costa é aluna do mestrado acadêmico em Computação, parceria da Uern com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ela participa da organização do Grupy-RN e diz que o evento vai ajudar muitos que estão ingressando na área de tecnologia, ou que possuem interesse nela, a entender a sua diversidade de atividades na área. “Cada palestrante atua em um eixo específico e irá falar sobre tal carreira. Além disso, vai trazer reflexões sobre como se é tratada a diversidade feminina no mercado”.

Confira a programação: