...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto de cooperação internacional da REDE-TER é aprovado pelo CNPq

O Projeto de cooperação internacional “Formação e qualificação de recursos humanos: Rede-TER em diálogos integrados de cooperação internacional para o desenvolvimento e inovação do Eixo Sul-Sul” foi aprovado pela chamada pública nº 16/2024 – Faixa 1 – Cooperação internacional. A coordenação é da da Profa. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos (UERN-PPGE). 

O projeto, articulado pela Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER), conta com 29 pesquisadores oriundos de diferentes Universidades brasileiras e estrangeiras, e é uma oportunidade estratégica de fortalecimento da Rede em países do eixo sul global Brasil, Chile, Colômbia, Cabo Verde e Moçambique, estimulando pesquisadores de diferentes Universidades do Norte, Nordeste e Sul brasileiros em rede de cooperação acadêmica internacional. 

O objetivo desse projeto é produzir conhecimento em colaboração, mediante estudos e proposição de ações de formação, desenvolvimento e inovação em territórios do eixo Sul-Sul global, visando a relevância social, a produção com/pela e para a comunidade local e a resolução de problemas de aplicação prática da ciência. 

Ao estimular a consolidação de redes de pesquisa sustentáveis, o projeto aprovado pelo CNPq reúne a problematização da formação e qualificação de recursos humanos em três dimensões (subtemas): 1. Formação e qualificação de professores e demais profissionais da educação básica e superior e de coletivos plurais com foco em grupos sociais em condições de vulnerabilidade social.; 2. Formação, gestão e ordenamento ambiental urbano e rural: capacidades estatais para o desenvolvimento territorial sustentável; 3. Formação, acesso e promoção da ciência para redução de desigualdades e de assimetrias regionais.

Trata-se de uma pesquisa com ações colaborativas articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030, notadamente, os ODS: 4. Educação e qualidade; ODS 5 - Igualdade de gênero; ODS 6 - Água potável e saneamento; ODS 10 - Redução das desigualdades; ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.

Esse é o momento para que os/as pesquisadores/as envolvidos/as possam desenvolver pesquisas com contato direto com os territórios, por meio da realização de pesquisas comparativas e de pesquisas em colaboração. “Espera-se que esse projeto seja um caminho estratégico à ampliação dos debates e da colaboração entre pesquisadores e

instituições do eixo Sul-Sul, que tem como compromisso a transdisciplinaridade no debate, o engajamento com os territórios, o fomento à parcerias internacionais e o fortalecimento das ações de internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu da UERN”, destacou Simone Cabral.

Além da professora Simone Cabral, compõem a equipe de coordenação os professores José Cezinaldo Rocha Bessa (UERN– PPGL/PPGE), Nadia Farias dos Santos (IFRN); Profa. Dra. Larissa da Silva Ferreira Alves (UERN - PLANDITES), Prof. Dr. Agassiel de Medeiros Alves (UERN), Prof. Dr. Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira – (UFSM).
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support