...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto da UERN faz programação comemorativa aos 50 anos da Tropicália

O projeto de extensão “FALA, BARROCO, entre a Literatura e o Espetáculo”, coordenado pela professora Dra. Leila Tabosa, da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoverá uma programação especial comemorativa aos 50 anos da Tropicália. A ação contará com a exposição “Tropicália Neobarroca ou Tropifagia dos Sentidos”, do artista plástico Isaías Medeiros.

No próximo dia 20, será o vernissage, partir das 19h, na Sala Joseph Boulier, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM). A exposição “Tropicália Neobarroca ou Tropifagia dos Sentidos” é a terceira do artista plástico Isaías Medeiros, inspirada no Movimento artístico e fundamentada nas teorias barrocas-neobarrocas. Com curadoria de Leila Tabosa, a mostra segue até dia 2 de novembro.

A programação do dia 20 de outubro contará ainda com o “Recital dos Sentidos Gozosos”, de inspiração sincrético-sinestésica tropicalista em forma de inscrição teórica do Barroco atual nos corpos artísticos em movimento. O recital será apresentado pelo grupo de artes integradas “FALA, BARROCO” e é fruto do projeto de extensão desenvolvido por Isaías Medeiros, Meire Araújo e Leila Tabosa.

50 ANOS DA TROPICÁLIA

A Tropicália – movimento artístico e libertário que se iniciou em 1967 – tem em 2017 o seu aniversário de 50 anos. O Movimento Cultural, que partiu da literatura-música, tem como representantes: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Tom Zé, Gal Costa e a Banda Os Mutantes. O exagerado escândalo-colorido dos tons, o apelo para a mudança de mentalidade e para a consciência política pelo uso da música, do corpo em performance e da poesia permanecem atuais dentro do conceito de Neobarroco.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support