...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Code Bloom promove momento de acolhimento para alunas de Ciência da Computação

Apesar do crescente número de mulheres na área de tecnologia, os cursos de Ciência da Computação ainda é uma área predominantemente masculina. No curso de Ciência de Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), apenas 16% dos estudantes matriculados são mulheres.

Para mudar essa realidade e estimular a participação de meninas na área de Computação e nas Ciências Exatas, o Departamento de Informática da Uern está promovendo o projeto Code Bloom. Desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PETCC), a iniciativa visa promover um ambiente mais acolhedor para as mulheres no curso, fortalecendo a permanência e o desenvolvimento das estudantes na área.

O primeiro encontro do projeto ocorreu na tarde desta segunda-feira, 28, no prédio da Pós-graduação da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), no Campus Mossoró. O intuito de proporcionar um momento de acolhimento para as estudantes e possibilitar a troca de experiência entre elas.

A reitoria Cicília Maia, egressa do curso de Ciência da Computação da Uern, compartilhou um pouco da sua experiência na área. “Hoje há mais mulheres na computação, mas a área ainda é majoritariamente masculina. Esse é um momento importante para acolher essas meninas e mostrar que elas podem ser o que quiserem e terem sucesso em qualquer área de escolherem”, declara.

A estudante Lyziane Nogueira, do 6º período do curso de Ciência da Computação, afirma que sempre gostou na área de tecnologia e se encontrou no curso de graduação. “Aqui na Uern sempre fui bem acolhida e estimulada a enfrentar os desafios. Meu objetivo é continuar me especializando na área e fazer uma pós-graduação”, comenta a estudante.

A professora Ceres Germanna, do Departamento de Informática, destaca que esse é um primeiro encontro do Projeto Code Bloom, que visa promover ações de acolhimento e de permanência. “Nosso objetivo é que possamos conhecer melhor a realidade de nossas estudantes, suas necessidades e assim poder propor ações para reduzir os desafios que elas enfrentam constantemente na área”, declara a professora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support