...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Cetáceos solta sexto peixe-boi na natureza

O Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) soltou na natureza nesta terça-feira, 25, o sexto peixe-boi. Desta vez foi a fêmea Luara.

Ela foi resgatada ainda filhote, na praia de Morrinho em Areia Branca e passou por um intenso processo de reabilitação e aclimatação.

Luara foi devolvida à natureza com seis anos e pesando 350,2 kg. Ela será monitorada por forma remota, através de sinal VHF e satélite.

“É um marco muito importante porque nós temos seis animais já soltos. Então, isso representa um aspecto muito importante para a conservação, porque estamos devolvendo para a natureza os animais que, quando recém-nascidos, por questões ambientais diversas, encalharam”, avaliou o professor Flávio Lima. “Nós estamos conseguindo devolver esses animais, repovoando o litoral do Rio Grande do Norte e áreas adjacentes, com indivíduos que, se não fosse esse trabalho feito pela UERN, teriam morrido e, infelizmente, reduzido ainda mais a população que já é bastante ameaçada”, acrescentou.

Luara foi solta no Rio Tubarão, na comunidade de Diogo Lopes, na cidade de Macau. “A agente tem como expectativa que nos próximos dias ela continue aqui por perto e depois ela alcance o mar aberto e siga aí a sua trajetória, se encontrando possivelmente com peixes-boi nativos e com os outros animais. Os outros cinco que nós já soltamos estão vivendo plenamente na natureza. A UERN com essa soltura se fortalece no cenário nacional e internacional num programa muito importante para a conservação dessa espécie”, comentou.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca conta com apoio da Funcitern e da Petrobras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support