...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Cetáceos da Costa Branca lança documentário sobre a soltura do peixe-boi-marinho Gabriel

O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) lançou nesta sexta-feira, 30 de junho, um documentário produzido durante a primeira soltura de peixe-boi-marinho no Estado do Rio Grande do Norte. O peixe-boi-marinho Gabriel foi devolvido ao seu habitat natural no dia 31 de maio, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponto do Tubarão (Macau-RN). O vídeo tem duração de 10 minutos e pode ser conferido no canal da Uernoficial no YouTube.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP) é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA para as atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás da Petrobras na região, sendo executado por meio de convênio entre a Petrobras, FUNCITERN e UERN.

Encontrado em uma situação precária em 12 de Julho de 2017, na Praia de Quixaba, no município de Aracati/CE, o peixe-boi-marinho foi resgatado por uma equipe de especialistas da Universidade, que imediatamente começou a prestar os cuidados necessários para sua recuperação. Sob os cuidados atentos de especialistas, Gabriel passou por um programa de reabilitação abrangente.

Durante o monitoramento pós-soltura de Gabriel, a equipe técnica conseguiu registrar diversos comportamentos desejáveis, desde o reconhecimento de sítios com riscos iminentes (áreas secas), consumo de itens naturais (folhas de mangue, algas e capim agulha) e até a definição pontos de hidratação, locais com abundância de olhos d’água doce.

As evidências demonstram a excelente capacidade de adaptação do animal ao ambiente natural, e que todos os esforços desenvolvidos e aplicados vêm sendo eficientes.

O PCCB/Uern alerta que caso alguém encontre algum peixe-boi-marinho marcado com um rádio transmissor, é aconselhável entrar em contato com o projeto. Não se deve tocar, fornecer água e nem alimentos ao animal. Contatos pelos telefones: (84) 9 8843-4621 (Areia Branca e região) e (84) 9 9943 0058 (Natal e região).

Clique na imagem abaixo e veja o documentário:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support