...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto castra mais de 200 animais no Campus e incentiva 50 adoções

Os cuidados e o controle populacional de cães e gatos do Campus Mossoró é uma preocupação constante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Para além das campanhas de orientação para evitar o abandono dos animais no Campus e incentivo à doação, a Instituição tem desenvolvido ações de castração e identificação de animais por coleiras.

Por meio do Projeto CastrAção, realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), foram castrados 227 animais no Campus Mossoró. Ademais, foram incentivadas 50 adoções.

O projeto, cujo prazo de execução encerrou em dezembro do ano passado, foi viabilizado através de uma emenda de R$ 100 mil da deputada Isolda Dantas, pleiteada pelo então vereador Pablo Aires, ara castrar os animais que vivem no Campus Mossoró. “Todos os protetores independentes que se cadastraram foram contactados e atendidos”, informa a professora Gabriela Cemiramis, que coordenou o Projeto CastrAção.

Também foram identificados os animais do Campus com coleiras. Além disso, estão sendo realizadas campanhas de adoção e sensibilização da comunidade acadêmica e externa sobre o direito dos animais e a convivência com eles na Universidade, e para evitar o abandono de animais nos campi, respectivamente.

Oura iniciativa desenvolvida pela Uern, por meio da Pró-reitora de Administração (Proad), é a instalação de comedouros em locais apropriados no campus. “Pedimos que as pessoas que desejam alimentar os animais coloquem comidas nesses locais”, alerta Jéssica Figueiredo, presidente da Comissão para institucionalização de uma política de convivência com os animais.

A comissão está desenvolvendo uma política para a Uern, para orientar sobre a convivência saudável com os animais. “Vamos nos reunir nesta semana para deliberar estratégias para a elaboração desta política”, informa.

Jéssica Figueiredo ressalta que cuidar dos animais é uma causa de toda a sociedade. “Abandonar animais é crime. Queremos pedir a todos que fiquem atentos, e se virem alguém deixando animais nos campi da Uern, chamem a ouvidoria da Instituição. Pedimos que enviem registros para que sejam tomadas medidas necessárias”, orienta.

⇒ LOCAIS ONDE ESTÃO INSTALADOS OS COMEDOUROS 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support