...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto “A praia é para todos” terá mais uma edição neste domingo, 28

O projeto “A praia é para todos” terá mais uma edição neste domingo, 28, na barraca Beach Sea, na praia das Emanuelas em Tibau, entre 8h e 15h, levando alegria, diversão, banho de mar e inclusão a todas as pessoas, independentemente das suas características. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), parceira do evento desde o seu início em 2012, estará representada pela Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), Faculdade de Educação Física (FAEF) e por outros setores.

Organizado e realizado pelo Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região Benômia Rebouças em parceria com entidades e instituições públicas e privadas, o evento tem como objetivo oferecer às pessoas com deficiência um dia de lazer na praia com a infraestrutura e segurança necessárias para o banho de mar. A ideia também é fortalecer a autoestima e o estímulo à independência e autonomia.

“Fico muito feliz em ver hoje o quanto o projeto avançou e hoje vejo que aquela semente que plantamos em 2012 surte efeitos, pois estamos conseguindo realmente o nosso grande objetivo que é o de chamar a atenção da sociedade através do ‘A praia é para todos’, pois conseguimos mostrar para a sociedade que é possível, sim, fazer a inclusão em todos os espaços”, destaca Claudia Medeiros, presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência.

Ressaltando a importância e agradecendo aos parceiros, Claudia agradece a participação da Uern, através da Dain, em todas as edições, e ao ex-vereador Petras Vinícius pelo apoio.

A professora Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, titular da Dain, comenta que “A praia é para todos”, bem como todas as ações que sinalizem o socialmente referenciado inclusivo e includente são abraçados pela Uern.

“Ladrilhamos o que prescreve a Constituição Federal do Brasil de 1988, quando afirma, em seus fundamentos, sobre a dignidade da pessoa humana, com as disposições da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e seu Protocolo Facultativo, aprovado em 2006 do qual o Brasil é Estado Parte signatário, promulgados pelo Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, ao sinalizar para os direitos de acessibilidade e pelo exercício do direito sem discriminação sob alegação da deficiência. Reforçamos sobre os ditamos da Lei Brasileira de Inclusão, Lei Nº 13.146, sancionada em 06 de julho de 2015 e que entrou em vigor no dia 06 de janeiro de 2016”, detalhou.

Para a docente da Uern, é urgente promover e defender a participação social da pessoa com deficiência, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, como afirma a Lei Brasileira de Inclusão em seu Art. 3º.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support