...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa voltado a pessoas com mais de 60 anos é lançado pela Uern

Com relatos emocionados e ao mesmo tempo bem-humorados, a professora emérita da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Dra. Ivonete Soares deu uma verdadeira aula sobre “Histórias de vida 60+” no lançamento do Programa UERN 60+, na tarde de hoje, 25, no auditório do Sebrae.

De iniciativa da Reitoria, a iniciativa, conduzida pelas pró-reitorias e setores da Universidade, vai oferecer ações de socialização, saúde e bem-estar aos idosos, promovendo aprendizagem e socialização através de oportunidades de troca de conhecimentos, ações socioeducativas e atividades para saúde e qualidade de vida da população com mais de 60 anos de idade.

Chegar a essa faixa etária e à aposentadoria virou uma chave na vida da docente aposentada da Uern.

“Resolvi adotar uma nova postura de me colocar no mundo e uma dessas formas foi me permitir viver sem as amarras que limitam nosso conhecimento, a nossa afetividade, o nosso viver cotidiano”, disse.

Na primeira etapa do Programa, será ofertado um curso de extensão com duração de três meses, com aulas de dança, empreendedorismo, interação tecnológica e atividades físicas durante dois dias na semana. A turma será formada por pessoas atendidas nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) da Prefeitura de Mossoró, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Como uma instituição socialmente referenciada, inclusiva e includente, a Uern exerce, mais uma vez, seu papel de transformadora de vidas e de realidades.

“Nós temos uma missão, porque essas pessoas não tiveram as mesmas oportunidades que a gente. E a gente precisa, nesses espaços, fazer com que outras pessoas possam chegar aonde a gente chegou por meio da educação”, destacou a reitora Cicília Maia.

A professora Gilcélia Batista de Góis, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Terceira Idade (Nepti) da Uern, se mostrou empolgada com o projeto.

“É um público que a gente precisa atender nessa cidade. Começamos com 30 pessoas, mas tenho certeza que vamos alcançar muito mais”, acredita.

Maria Viviane Monteiro Farias, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e do programa Ciclos e do Setor de Aposentados e Pensionistas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), comentou que o momento era de celebração.

“Começamos com esse programa oferecendo lazer, cultura e muito mais oportunidades para idosos e também nossos aposentados que podem voltar pra ‘casa’, seja pra servir, pra experienciar e viver esses momentos”, conta.

Para Suzaneide Ferreira Silva, do Conselho Municipal do Idoso, “essas oportunidades precisam chegar às pessoas, nós precisamos oportunizar projetos como esse”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support