Expressar-se por meio da arte é algo que o homem faz desde seus primórdios. Apenas a forma de fazê-lo se modificou ao longo do tempo. No entanto, a arte e a cultura continuam sendo imprescindíveis para o desenvolvimento humano, social e intelectual. Dessa forma, qualquer iniciativa que promova essas formas de expressão e que conectem as pessoas, deve ser celebrada.
Pensando nisso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizará o programa “Uern Cultura Viva”, ação estratégica de extensão que visa estimular e fomentar a cultura e a arte no Rio Grande do Norte.
“Esse programa vai democratizar cada vez mais a arte e a cultura. Nós chegaremos mais perto de vocês, levando o que a gente faz de melhor: além da formação técnica, a formação humana e cidadã que passa, sim, pela arte e pela cultura”, comentou Cicília Maia, reitora da Uern.
O programa prevê a integração entre projetos e ações realizados pela Universidade, nos campos da arte e da cultura, com iniciativas desenvolvidas em todo o Estado por meio de grupos artísticos, companhias de teatro, mestres da cultura, grupos musicais, dentre outros.
“Nesse primeiro momento, o programa surge com algumas ações provocadas pela Universidade, como o lançamento de um edital específico com bolsas para estimular ações artísticas e culturais na universidade, e também o acordo de cooperação com grupos artísticos do Estado”, comentou o pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan.
As ações serão possíveis graças a parceiros como o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Educação, além de prefeituras municipais.O programa está alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern, e também com as metas dos planos estadual e nacional de cultura, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O lançamento do programa “Uern Cultura Viva” acontecerá no Pátio da Reitoria da Uern, no Centro de Mossoró, no dia 15 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Arte.
MovCEU: estrutura itinerante levará arte e cultura para comunidades distantes do centro urbano

Dentro dessa proposta de difundir a cultura, a Uern adquiriu, através de uma parceria com o Ministério da Cultura, o MovCEU, equipamento cultural móvel que levará movimentos artísticos e culturais para diversos pontos da cidade, através de ações itinerantes. Somente com a compra deste equipamento, a Uern investiu R$ 615.764,00. No Rio Grande do Norte, somente a Uern e a Prefeitura de Serrinha dos Pintos possuem o MovCEU.
A van conta com estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, biblioteca, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural.
O intuito é poder levar essa variedade de atrações para as pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios mais afastados. “O Movicel foi pensado como forma de facilitar a ida de ações e projetos até comunidades que não costumam ter tanto acesso a equipamentos culturais, e ele tem todo um aparato que dá possibilidade de desenvolver um trabalho muito importante de democratização cultural e artística”, afirmou Esdras Marchezan.
Programação do MovCEU
Neste ano, as ações do MovCEU estarão nas seguintes localidades: Sítio Pêga (Portalegre), Distrito de Soledade (Apodi), Assentamento Nova Esperança (Baraúna), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Apanha Peixe (Caraúbas), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos). Ao longo de 2025, também haverá atividades nos municípios que possuem campus da Uern (Mossoró, Assu, Patu, Caicó, Natal e Pau dos Ferros.
Na programação, serão desenvolvidas atividades como: oficinas de leitura e contação de histórias; mamulengos; oficinas de audiovisual e fotografia; oficinas de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo; mostras de audiovisuais; apresentações teatrais e de dança; apresentações musicais; e rodas de debates.