Uma tarde quente, marcada não apenas pelo sol, mas pelo calor humano. Foi nesse cenário que aconteceu o recital de encerramento do programa Uern Ação, que reuniu alunos, instrutores e a comunidade em geral, na Fundação Casa do Caminho, em Mossoró. Na ocasião, os próprios estudantes do projeto fizeram apresentações culturais.
O Programa UERN Ação é uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e coordenada pela Diretoria de Educação, Cultura e Arte (DECA). Este ano, houve a colaboração de três instituições parceiras: Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto, Fundação Casa do Caminho e Casa Assistencial Nosso Lar, que oferecem a infraestrutura necessária para a realização das atividades.
O pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, fez uma boa avaliação do programa neste ano. “Em 2024 o UERN Ação vai se consolidando cada vez mais. A gente passa a ter uma procura maior de outros pontos da cidade e até de outros municípios, e a gente começa a se organizar de forma que a gente possa atendê-los.”
Nesta edição, o UERN Ação ofereceu 17 cursos distribuídos em 28 turmas, com aulas de balé, teatro, musicalização, atividades esportivas, reforço escolar, dentre outras modalidades, incluindo natação e treinamento funcional kids, que foram novidade em 2024, ampliando o acesso da população ao esporte, à arte, à cultura e à educação. O público estimado foi de 405 participantes ao longo do ano, entre crianças, jovens e adultos.
Para a senhora Marluce Pinheiro, aluna da oficina de música, o projeto ofereceu a ela uma oportunidade única. “Agradeço muito o que estou vivendo aqui. Estou muito feliz por aprender a cantar”, disse. Já Deiniane da Silva faz aulas de letramento digital há dois anos, e já está colhendo os frutos. “Tem sido uma experiência maravilhosa porque hoje eu sei como ligar um computador, ver videos, procurar pastas, usar o teclado. O professor tem sido maravilhoso. Só tenho a agradecer.”
No decorrer de todo o ano, a troca de experiências é um legado não apenas para os alunos, mas para todos que fazem o Uern Ação. “Esse é um momento de troca. Quando a universidade vem pra dentro da comunidade, ela traz algo, mas recebe muito também. Então o impacto é coletivo, é mútuo”, afirmou a Pró-reitora adjunta de Extensão da Uern, Anairam Medeiros.
Perspectivas para o futuro
Criado em 2018, o programa tem como objetivo principal promover a inclusão e o enriquecimento sociocultural, utilizando a arte como ferramenta educativa para a construção de uma sociedade mais justa e plural, contando sempre com o apoio de entidades parceiras.
A expectativa é que, no próximo ano, o programa cresça ainda mais. “Em 2025, a gente deve fazer a primeira ação do projeto fora de Mossoró, numa parceria com a Orquestra Filarmônica de Pau dos Ferros. Já foi firmado um acordo de cooperação. E a nossa ideia é levar para cada campi um projeto para iniciar o Uern Ação em parceria com as organizações do terceiro setor, chegando assim às pessoas que necessitam”, afirmou Esdras Marchezan.