Programa de Pós-Graduação em Física realiza primeira defesa de tese de doutorado

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizará na próxima quarta-feira, 01, a primeira defesa de tese de doutorado em Física. O evento será às 9h30, no auditório do PRODEP, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), no Campus Mossoró.

A tese tem como título “Efeito de Campo e Temperatura nas Fases Magnéticas de Volume e Filmes das Terras Raras Disprósio e Hólmio”, de autoria do discente Francisco Gomes de Queiroz. A banca examinadora é composta pelo Prof. Dr. Vamberto Dias de Mello (Orientador/UERN), Prof. Dr. Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (examinador interno/UFRN), Profa. Dra. Maria das Graças Dias da Silva (Examinadora interna/UERN), Prof. Dr. Francisco César de Medeiros Filho (Examinador externo/UFERSA) e Prof. Dr. Manoel Silva de Vasconcelos (Examinador externo/UFRN).

No trabalho, foram apresentadas duas investigações, uma em colaboração com o grupo experimental do laboratório de magnetismo do Departamento de Física da Universidade M.V.Lomonosov Estadual de Moscow, no qual foram modelados os resultados experimentais de amostras ultrapuras da terra rara Disprósio, e a investigação dos ciclos de histerese térmica em filmes finos de Hólmio de várias dimensões, objetivando encontrar diferentes fases magnéticas nestes ciclos.

O método teórico utilizado, para obter as fases de equilíbrio, consiste de um sistema, onde as contribuições das energias de troca, energia de anisotropia e a energia Zeeman, são calculadas em um conjunto de spins magnéticos inequivalentes, e as fases magnéticas, desde a temperatura de Curie até a temperatura de Néel, são determinadas de forma auto-consistente, garantindo torque nulo nos spins magnéticos. Essa modelagem reproduziu as medidas experimentais de magnetização e fases magnéticas obtidas para o volume do Disprósio. No estudo para os filmes finos de Hólmio com dimensões de 7, 10, 12, 15, 18, 21 e 24 planos atômicos, verifica-se uma largura da histerese térmica, variando de um valor próximo de 18K a aproximadamente 100 K, dependendo da intensidade do campo magnético externo aplicado e da espessura do filme. Para filmes finos de Hólmio com dimensões inferiores a 7 planos atômicos, a histerese térmica não é observada