...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove seminário na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, 25 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERN) promove o seminário “Influência da Interação Dipolar nas Fases Magnéticas de Nanopartículas Esféricas com Estrutura Core@Shell”, a ser ministrado pelo Professor Dr. Francisco César de Medeiros Filho (UFERSA).

O Seminário ocorrerá às 15h, no Auditório do PRODEPE – FANAT/UERN e é aberto aos interessados.

RESUMO: As nanopartículas magnéticas tipo núcleo@camada ou core@shell tem despertado a atenção de vários pesquisadores devido à grande aplicabilidade que estas oferecem. A possibilidade de combinar diferentes funcionalidades de materiais magnéticos as tornam peça chave em várias áreas como na informática, ímãs permanentes e sistemas biomédicos. Essas nanopartículas são controladas por meio de propriedades intrínsecas dos materiais do núcleo e da casca bem como das interações entre eles, além dos efeitos de tamanho e geometria. Nesse contesto, o campo dipolar desempenha um importante papel nas fases magnéticas de nanopartículas esféricas compostas de CoFe2O4, MnFe2O4 e CoFe2 combinadas em vários tamanhos e composição. A ferrita de cobalto foi o material utilizado no núcleo sendo revestido por um dos outros dois materiais. O impacto do campo dipolar do núcleo sobre a camada, faz com que esta reverta sua magnetização precocemente (antes do núcleo) em nanopartículas de CoFe2O4(22nm)@CoFe2(2nm), causando com isso, uma diminuição no campo coercivo. Nesse tipo de estrutura (nanopartículas convencionais), a alta anisotropia do material do núcleo torna-o uma fonte de campo dipolar estável sobre a camada, que varia numa escala de comprimento da ordem do raio deste núcleo. Além disso, o impacto do campo dipolar é reforçado pelas restrições geométricas e pelas propriedades magnéticas de ambos os materiais. Quando o núcleo é revestido com uma fina camada de espessura inferior ao comprimento de troca, a interação da interface pode prender a reversão da camada, ocorrendo assim, uma reversão uniforme da magnetização. No entanto, esse efeito só é pertinente nos sistemas em que os efeitos do campo dipolar são fracos comparados com a interação de troca.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support