O sábado na escola Maurício Fernandes da Silva, foi de salas repletas de estudantes, novos conhecimentos e sonhos. No último dia 15, bolsistas da Uern ministraram aulas de inglês para cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino, durante o primeiro encontro do programa “De Mossoró para o Mundo”.
Promovida através de parceria entre a Uern, Prefeitura de Mossoró e a Funcitern, a iniciativa ofertará encontros semanais com aulas de inglês a estudantes do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental que se destacaram em Português, Matemática e Ciências Humanas.
A Uern participa da execução do programa por meio da Faculdade de Letras e Artes (Fala), do Departamento de Letras Estrangeiras, e com apoio logístico da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), responsável pela gestão financeira do projeto.
Aluna do nono ano da Escola Municipal Rotary, Cecília Pereira relata a empolgação com o início das aulas. “Eu já sei o básico de inglês, mas essas aulas são muito importantes pra abrir novas portas pra mim, não só pra viagens e coisa do tipo, mas pro mercado de trabalho e oportunidades em geral”, destaca.
Mas a expectativa e o aprendizado não estão apenas entre os que ocupam as cadeiras de estudante. Para os bolsistas que atuam como professores, a participação no programa também é vista como uma possibilidade de desenvolvimento profissional.
Estudante do Curso de Letras-Inglês da Uern, Letícia Pires vê a participação no programa como uma oportunidade para desenvolver a prática docente em espaços diferentes daqueles onde já atuou.
“Eu estava um pouco tensa no início da aula, mas logo depois a gente conseguiu estabelecer um diálogo muito legal. Eles são muito bons e muito participativos, e isso é muito importante para mim como professora, porque eu venho tentando de fato trabalhar essa abordagem comunicativa que requer a participação dos alunos. E essa é toda a premissa do curso também, de eles desenvolverem essa comunicação”, comenta a bolsista.
O secretário Municipal de Educação, Leonardo Dantas, participou da recepção dos estudantes e enalteceu a importância da parceria com a Uern.
“A Uern para nós é de uma importância gigante. Ela é formadora de mais de 80% dos professores da própria rede pública municipal, e os bolsistas podem agora mostrar um mundo diferente, com novas oportunidades, para os nossos estudantes”, disse o secretário.
A coordenação das atividades do programa na Uern é conduzida pela professora Iara Carneiro, diretora da Fala, em parceria com o professor Marcos Luz, também docente da Faculdade de Letras e Artes.
Conforme a professora, ao final do curso, que contará com até 14 encontros, dez estudantes da rede municipal serão selecionadas para uma viagem a um país de língua inglesa, onde poderão exercitar de forma ainda mais completa o idioma.
