Programa Ciclos: Oficina estimula reflexões e cuidados com a mente

Se a natureza lúdica das atividades, que envolveram pinturas, jogos e exercícios de raciocínio lógico, poderia sugerir um instante de simples descontração, as reflexões provocadas e compartilhadas entre os participantes deixaram clara a importância do momento para a conscientização sobre a saúde e os cuidados com a mente.

Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através do Programa Ciclos, a oficina Ginástica do Cérebro reuniu, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da Faculdade de Enfermagem, servidores de diversos setores da Universidade que participaram de atividades ligadas a elementos como memória, coordenação motora e noção espacial.

Além de estimular a curiosidade dos participantes ao propor ações que exigiam atenção e criatividade, a oficina teve como objetivo alertar os servidores sobre a importância dos cuidados a mente, mesmo que de forma preventiva.

A oficina também contou com a presença de servidores aposentados Fotos: João Moura

“Assim como nós precisamos cuidar os músculos do nosso corpo ao ir pra academia, por exemplo, nós também temos que cuidar do nosso cérebro e potencialize as suas funções cognitivas”, ilustrou a coordenadora Pedagógica da Ginástica do Cérebro – Unidade Mossoró, Patrícia Leite, que ministrou a oficina.

Os cuidados com a mente, enfatizou Patrícia, durante a oficina, não se restringem à realização de atividades específicas, mas também à manutenção de bons hábitos, a exemplo da alimentação saudável, sono adequado e cuidados com a saúde psíquica.

“Esse conjunto de coisas é muito importante. E cuidar da saúde dos servidores representa um ganho institucional muito grande”, acrescentou.

Jogos e exercícios de raciocínio lógico estimularam os servidores a refletir sobre a temática abordada

Para a técnica-administrativa Zaíra Nakala, a oficina foi proveitosa para, entre outros ganhos, fomentar a reflexão sobre os hábitos e atividades diárias, em contraste com as ações propostas durante o evento.

“Nós temos muito estímulos, vindo de todos os lados. Então, fazer algo que deixa você ali focado, esquecendo todo o resto, ajuda você a refletir também sobre as suas ações”, destacou.

Zaíra ressaltou também a importância da interação entre os outros participantes, incluindo os servidores aposentados que se fizeram presentes à oficina. Um deles, o jornalista Ivanaldo Xavier, enfatizou a relevância de ações do tipo mesmo para as pessoas que estão envolvidas em outras atividades.

“Eu estou escrevendo um livro de memórias, resgatando minha experiência profissional e muitos fatos que acompanhei. Pra fazer isso, vou precisar do meu cérebro funcionando perfeitamente. Então, ações como essa oficina são fundamentais”, frisou Ivanaldo.

Desenvolvido pela Progep, o programa Ciclos tem como objetivo fomentar ações voltadas para as necessidades biopsicossociais dos servidores, com vistas nos direitos sociais e exercício da cidadania.

Confira mais fotos da ação desta sexta feira neste link.