Programa “Alô, Comunidade” visa divulgar as ações extensionistas das universidades do país

No dia 6 de junho, estreia na tela do Canal Futura e na plataforma Globo Play, o “Alô, Comunidade”, uma produção do Canal Futura e universidades parceiras, entre elas a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O programa visa mostrar o que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm feito no campo da extensão universitária.

Em cada episódio, serão exibidas reportagens sobre ações, projetos e programas extensionistas que fazem a diferença junto às comunidades. A produção é uma concepção da Uern e da Unifersidade Federal de Sergipe (UFS), e conta com a direção do professor Fabiano Morais (Uern TV) e Acácio Jacinto (Canal Futura).

De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, o projeto do “Alô, Comunidade” foi pensado pela Uern, através da Proex, como forma de ampliar a visibilidade das ações de extensão desenvolvidas pela Uern e das IES.

“A proposta de criar um programa para divulgar as ações extensionistas foi apresentada no encontro nacional do Fórum dos Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forproex), realzido em Uberlândia (MG), no ano passado. Desde então, a Uern começou a mobilizar outras universidades para a viabilização do projeto”, relata o pró-reitor.

Esdras Marchezan destaca que a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da professora Maira Bittencourt, entrou na execução do projeto. Assim, a Uern, junto com a UFS e o Canal Futura, fez o trabalho de mobilização com as instituições para produzir conteúdo suficiente para uma temporada do “Alô, Comunidade”.

Para o pró-reitor, essa é uma ação importante para divulgar a extensão universitária. “É um projeto, proposto pela Uern, com o apoio da Uern TV, UFS e Canal Futura. É um espaço para visibilidade as ações extensionistas das universidades de todo o brasil”, destaca.