Professores elaboram projeto de Mestrado em Gestão Ambiental

Um grupo de professores liderados pela Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação, Profa. Dra. Ivonete Soares, está elaborando um projeto para um novo mestrado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A intenção inicial era resgatar o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que já existiu na UERN e que tinha ligações com a rede do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) cuja participação da nossa Instituição foi como uma das pioneiras. Quem falou sobre o projeto foi o prof. Dr. Ramiro Camacho, que fez questão de salientar que a proposta atual é de um curso na área de gestão ambiental tendo em vista que não existe em nenhuma universidade pública do país.

Segundo Ramiro, existe apenas uma universidade privada em todo o país oferecendo este curso, enquanto que o anterior ficaria atrelado a uma rede que não é considerada pela CAPES por não existir uma integração maior entre todas as instituições, diferente do que já existe no Curso de Doutorado da rede Prodema, no qual os alunos pagam disciplinas em diferentes instituições. O professor disse que várias propostas surgiram, tendo em vista que o grupo é formado por docentes de vários Departamentos Acadêmicos diferentes, mas chegou-se ao consenso de que deveria ser um mestrado com área de concentração em Gestão ambiental e sustentabilidade no Semiárido.

Com relação às linhas de pesquisa, Ramiro disse que pensaram em envolver as áreas ambiental, social e tecnológica, que já existem na graduação da UERN. Os professores chegaram nas três linhas, sendo a primeira: Sociedade, Ambiente e Políticas Públicas; a segunda: Gestão e monitoramento ambiental; a terceira e última: Gestão ambiental, sustentabilidade e inovação nas organizações. Ramiro salienta que estão envolvidos neste curso de mestrado, professores da Faculdade de Ciências Naturais (FANAT), Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) e Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Segundo Ramiro, já foi elaborado um esboço do projeto que prevê não apenas um curso acadêmico, mas também já foram levantadas as possibilidades de criação de outros cursos profissionais, especialmente destinados aos servidores públicos do Estado. Ele também lembrou que o curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente que já existiu na UERN servirá de justificativa no projeto para a abertura desse novo curso, como uma experiência pioneira integrando o Prodema.