Professores e alunos de Química desenvolvem projeto para doação de máscaras, sabão e produtos sanitizantes

Professores e alunos do curso de Química, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão desenvolvendo um projeto para ajudar instituições de saúde e comunidades carentes com a doação de máscaras, sabão e produtos sanitizantes.

A solidariedade é o item principal desse projeto. Em dois dias de campanha, realizada pelas redes sociais, foram arrecadados os recursos para produção dos materiais. A professora Anne Gabriella conta que o projeto envolve professores, alunos da graduação, da pós-graduação em Ciências Naturais, além de egressos.

Familiares dos estudantes também estão ajudando. O tecido para confecção das máscaras foi doado pelos professores e a costura foi feita pelas mães de duas alunas, uma do curso de Química e outra que fez a graduação na UERN e é a aluna do mestrado em Ciências Naturais.

“O projeto foi divido em três etapas. A primeira foi a produção de máscaras de tecido para distribuir em comunidades carentes e instituições de saúde. Nossa meta inicial era confeccionar 800 máscaras, até o momento foram produzidas e distribuídas 680 máscaras” afirmou Anne Gabriella, ressaltando que essa etapa do projeto está em fase de conclusão.

A professora Anne Gabriella fala sobre o projeto.

A segunda etapa do projeto inicia com a produção de materiais sanitizantes. Na próxima semana, quatro laboratórios do curso de Química da UERN, localizados na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), serão utilizados para fabricação de 500 litros de sabão. Os voluntários serão distribuídos em quatro equipes pequenas, respeitando as medidas de segurança à saúde no combate à transmissão do Covid-19.

A terceira etapa do projeto compreende a produção de uma solução desinfectante que tem como objetivo principal atender as Unidades de Saúde. “Faremos uma ampla divulgação desse produto. Vamos ensinar, através de um material de vídeo e áudio, as pessoas a fazerem essa solução em suas casas”, explica a professora Anne Gabriella, acrescentando que foi avaliada a possibilidade de produzir álcool em gel, mas como outras universidades próximas estão produzindo, como a UFERSA, os integrantes do projeto decidiram priorizar outros produtos.

ARTICULAÇÃO – A ideia inicial foi fruto de uma conversa com a Universidade Estadual e a Universidade Federal do Piauí, que estão executando as ações. Através desse diálogo foi articulada a parceria para desenvolver o projeto no âmbito da UERN, envolvendo ao todo 18 pessoas. “As universidades estão tendo um papel fundamental nesse momento, por isso procuramos outras alternativas”, concluiu Anne Gabriella ressaltando o apoio fundamental de todos.