Docentes do curso de Enfermagem do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (Uern) estão participando do 23º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e do 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, que acontecem entre os dias 8 e 11 de julho, em Palmas (TO). O evento reúne pesquisadores, docentes e profissionais da área de todo o país e do exterior para debater os rumos da pesquisa em Enfermagem.
A Uern está representada pelas professoras Dra. Andrezza Medeiros, Dra. Kalyane Duarte, Dra. Natália Felix, Dra. Palmyra Góis e pelo professor Dr. Rodrigo Freitas. Durante os seminários, os docentes participam de apresentações de pesquisas, conferências, mesas-redondas e minicursos voltados ao aprimoramento acadêmico e científico.
Para a professora Dra. Kalyane Duarte, a participação no evento reforça discussões fundamentais que já são promovidas na graduação em Enfermagem da Uern, como o mundo do trabalho na área. “Também vem agregar conhecimento através de atualizações sobre as prioridades na pesquisa em enfermagem. Além disso, contribui para o aprimoramento no uso de metodologias e tecnologias na pesquisa”, destaca.
A docente ressalta ainda que a presença da Uern no evento evidencia a força da formação ofertada pela Universidade. “O evento também mostra a força da formação em enfermagem do Campus de Pau dos Ferros porque temos a participação de egressos trazendo trabalhos frutos das nossas pesquisas de graduação e PIBIC”, afirmou.
Entre os estudos aprovados estão temas diversos e atuais, como a assistência à saúde de comunidades quilombolas, biossegurança em urgências hospitalares, vivências de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, uso de realidade virtual para reduzir a dor durante a vacinação, saúde de mulheres trans em terapia hormonal, entre outros.
Os trabalhos apresentados têm origem em monografias de graduação, estudos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Também refletem a atuação de outros docentes do Departamento de Enfermagem, de alunos da graduação, egressos da Uern e orientações que atualmente estão em nível de pós-graduação ou inseridas nos cenários do mundo do trabalho.