...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores conquistam bolsas de produtividade do CNPq e reforçam excelência da pesquisa na Uern

PA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebra uma importante conquista para a pesquisa científica no estado. Quatro professores da instituição foram contemplados na Chamada CNPq nº 18/2024 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), um dos editais mais prestigiados e concorridos do Brasil, voltado ao reconhecimento de pesquisadores com destacada atuação acadêmica.

Os docentes José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, Guilherme Paiva de Carvalho, Simone Cabral Marinho dos Santos e Vinícius Patrício da Silva Caldeira tiveram suas propostas aprovadas e agora integram o seleto grupo de pesquisadores apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A aprovação dos quatro projetos representa um marco para a Uerno.

A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida com base em critérios rigorosos, como produção científica qualificada, formação de recursos humanos, impacto da pesquisa e liderança acadêmica. A seleção valoriza trajetórias consistentes e de alto impacto no cenário nacional da ciência.

No caso do professor Guilherme Paiva de Carvalho, o resultado representa a renovação da bolsa, o que demonstra a continuidade e a relevância de sua produção científica nos últimos anos. Já para os demais professores, o reconhecimento marca o início ou consolidação de uma nova etapa em suas carreiras como líderes acadêmicos.

A conquista fortalece diretamente os Programas de Pós-Graduação da Uern, contribuindo para a elevação dos conceitos nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de ampliar a capacidade de atração de recursos e parcerias, tanto no Brasil quanto no exterior.

“É uma conquista que reafirma o compromisso da Uern com a ciência de qualidade e com a transformação social do nosso estado. É também um estímulo para toda a comunidade acadêmica”, destacou a professora Ellany Gurgel, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern.

A reitora da Universidade, Cicília Maia, também comemorou a notícia:“Essa conquista é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica da Uern e reafirma o lugar que a nossa instituição ocupa no cenário nacional da ciência. Ver pesquisadores da Uern entre os contemplados mostra que fazemos pesquisa de ponta, com qualidade, rigor e compromisso com a transformação da sociedade. Isso demonstra que é possível fazer ciência de excelência a partir do interior do país, contribuindo para a descentralização do conhecimento e para o desenvolvimento regional”.

Para a gestão, o resultado da chamada do CNPq comprova a capacidade da Uern de competir em igualdade com grandes centros universitários do Brasil, mostrando que a ciência produzida no interior do Rio Grande do Norte tem qualidade, relevância e impacto social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support