As professoras Magda Lima, Raquel Mirtes e Renata Morais do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Oficina Nordeste do Programa Nacional de Equidade de Gênero e Raça, Etnia, com enfoque na Valorização das Trabalhadoras da Saúde.
O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) nos dias 22 e 23 de outubro no Blue Tree Premium São Luís, São Luis (MA) em parceria do PROADI-SUS com o Hospital Sírio Libanês.
Essa 1ª Edição da Região Nordeste reuniu representantes dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte com o objetivo fortalecer o diálogo e articular as ações de equidade na gestão do trabalho e na educação em saúde nos territórios.
As três professoras representaram a UERN nos debates e articulações sobre a pauta, apresentaram as ações que já executam e os projetos em andamento, fazendo a interlocução entre o território norte-riograndense, a UERN e o Ministério da Saúde para o enfrentamento de violências sofridas pelas trabalhadoras do SUS nos serviços de saúde.
“Trata-se de um momento importante no qual trazemos para cá a potência da UERN e do Rio Grande do Norte na pauta sobre da violência de gênero, raça e etnia sofrida pelos trabalhadores do SUS no exercício de suas funções. Além de trazer nossa atuação e potencialidades, levamos para os territórios potiguares ferramentas para implementar políticas públicas e projetos de relevância nacional”, afirmou Magda Lima.
“A participação da UERN na Oficina Regional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS, promovida pelo Ministério da Saúde, demonstra o compromisso da universidade com a promoção da diversidade, da justiça social e da igualdade no campo da saúde pública. A UERN compõe o Comitê Estadual de Equidade para os Trabalhadores do RN, e ao integrar esse espaço, contribui para o fortalecimento das políticas de equidade no SUS, reafirmando seu papel social na construção de práticas mais inclusivas e no reconhecimento do valor desses grupos”, declarou a professora Renata.
“A oficina possibilitou a aproximação com a discussão da equidade e o papel da universidade frente essa temática que aborda questões necessárias como o racismo, gênero, capacitismo e enfrentamento das violências contra trabalhadoras do SUS. Enquanto representante institucional do PET saúde equidade volto para a casa com a bagagem rica em saberes que irão otimizar a construção do saber no processo ensino aprendizagem na formação em saúde”, frisou Raquel.
Serviço:
Evento: Oficina Nordeste do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia, com enfoque na Valorização das Trabalhadoras da Saúde
Datas: de 22 a 23 de Outubro de 2025
Local: Blue Tree Premium São Luís, São Luis-MA.
