...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora do Campus de Pau dos Ferros leciona disciplina em Mestrado de universidade da África

O intercâmbio e a parceria internacional entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Avançado de Pau dos Ferros e a Universidade de Santiago (US), em Cabo Verde/África, tem consolidado a Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER).

Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a professora Dra. Simone Cabral, do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, iniciou a disciplina “Questões e Problemáticas em Educação”, no Mestrado em Pedagogia, da Universidade de Santiago (US), em Cabo Verde/África.

A disciplina será ofertada durante o mês de dezembro de 2020 e nos meses de fevereiro e março de 2021, somando uma carga horária de 40h. “O foco da disciplina está na reflexão das problemáticas de natureza educativa na sociedade e os desafios para o ensino, mediante sistemas educativos massificados e globalizados. A princípio, será ofertada de forma virtual, com possibilidade de momento presencial, em Cabo Verde, a depender do contexto de pandemia no início do próximo ano”, explicou Simone Cabral.

A turma é formada por, aproximadamente, 40 alunos das mais diferentes áreas conhecimento, como Pedagogia, Geografia, História, Biologia, Letras (Português, Francês), Filosofia, Ciências sociais, Administração, Relações Internacionais, dentre outros cursos de graduação. Os alunos são oriundos dos países africanos Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Os estudantes assistem as aulas de suas casas ou de salas da Universidade de Santiago, na cidade de Assomada e na cidade de Praia, capital de Cabo Verde.

Professora Dra. Simone Cabral leciona a disciplina

“Essa experiência tem sido desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante para mim. Desafiadora, pelo contexto de ser ofertada de forma virtual, exigindo redefinir as atividades pedagógicas mediadas pelo uso de plataformas digitais; e gratificante, porque se trata de uma oportunidade de estabelecer intercâmbio e mobilidade de professor entre programas de pós-graduação da UERN/Campus Pau dos Ferros, com a IES estrangeira, no caso, a Universidade de Santiago (Cabo Verde). Para os Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), os quais sou docente, significa abertura para parceria, intercâmbio e cooperação internacional entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros”, comentou Simone Cabral.

A professora acrescenta que o contato com estudantes e professores desses países africanos, para além do idioma comum, o português, estreita os laços históricos e culturais. “Há muito em comum no modo de vida africano e brasileiro que se traduzem em gestos, falas, atitudes e sentimentos entre esses povos”, complementou Simone.

Rede-TER – O primeiro contato entre professores da UERN e da Universidade de Santiago/Cabo Verde, deu-se em março de 2018, durante o I Seminário Internacional de Tecnologia Educativa de Cabo Verde. No mesmo ano, o Campus de Pau dos Ferros realizou o I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas (SINAFRO), que contou com a participação do professor Luis Rodrigues e da aluna Rosa Veiga, do mestrado em Pedagogia da Universidade de Santiago, como palestrantes do evento. Em outubro de 2018, outro professor – Emanuel Semedo – veio conhecer a experiência de trabalho nas escolas com a metodologia científica ao alcance de todos. A Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER) foi criada em 27 de novembro de 2018. Desde então, foram mantidas as articulações e parceria entre as duas Instituições de Ensino Superior.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support