A professora Irene van den Berg foi nomeada embaixadora para a paz durante a 5ª Conferência da Federação para a Paz Universal realizada no Brasil, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira(17), em Natal.
Docente do curso de Ciência da Religião do Campus de Natal, a professora foi escolhida não só pela sua atividade acadêmica e de extensão, mas principalmente por sua atuação como articuladora do diálogo entre grupos representantes de vários credos em Natal.
Federação para a Paz Universal é uma ONG internacional que trabalha com a cultura de paz nas relações inter-religiosas.
“Embaixadores para a paz são indivíduos cujas vidas exemplificam o ideal de vivência em benefício dos outros, e que se dedicam à promoção de valores morais universais, forte vida familiar, cooperação inter-religiosa, harmonia internacional, renovação das Nações Unidas, mídia de massa responsável e o estabelecimento de uma cultura global de paz. Transcendendo barreiras raciais, nacionais e religiosas os embaixadores para a paz contribuem para a realização da esperança por um mundo unificado de paz, onde as diferenças espirituais e materiais de todas as realidades são harmonizadas”, conceitua a Federação.
A designação de embaixadores para a paz começou em janeiro de 2001, dando início a uma série de programas educacionais voltados à reconciliação e paz. Aproximadamente 70 mil embaixadores foram nomeados mundialmente durante os quatro anos seguintes.
A missão dos embaixadores para a paz é a construção de uma comunidade mundial de paz através da aplicação dos princípios da Federação para a Paz Universal, compondo uma rede global de líderes, representando as religiões, as raças e a diversidade étnica. Eles atuam inspirados por uma base comum de princípios compartilhados e são comprometidos com a tarefa de promover a reconciliação, ultrapassando barreiras e construindo a paz.