...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da Uern é pesquisadora convidada em dois projetos nacionais sobre Gestão Educacional

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

A professora Dra. Iasmin Marinho, do Departamento de Educação da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Mossoró, é pesquisadora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em dois projetos nacionais sobre Gestão Educacional.

Atualmente, ela está vinculada à “Pesquisa Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem”, desenvolvida no âmbito do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa, coordenada pela Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira (UECE), conta com uma equipe de sete componentes, além da coordenação, composta por professores universitários e bolsistas de iniciação científica contratados.

Iasmin Marinho participou da pesquisa de campo em oito municípios brasileiros estados:Moju (PA), Manoel Urbano (AC), Jijoca de Jericoacoara (CE), Juazeiro (BA), Oeiras (PI), Goiânia (GO), São Caetano do Sul (SP) e Joinville (SC) e três estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo e Piauí pela Pesquisa Estados Eficazes na Gestão da Aprendizagem. Esta última já finalizada e publicada na forma de livro, disponível neste link.

A pesquisa tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a melhoria da gestão educacional em municípios brasileiros. Para tanto, investiga processos de gestão adotados por municípios considerando seus resultados no Ideb e as repercussões de tais práticas sobre a gestão da aprendizagem.

São analisados cinco temas estratégicos associados à eficácia da gestão educacional: currículo, avaliação, profissionais da educação, acompanhamento e regime de colaboração. De natureza quanti-qualitativa, o estudo consta de análise de questionário online enviado a todos os municípios brasileiros e uma pesquisa qualitativa in loco em amostra de 16 municípios extraída dos 460 municípios que responderam ao instrumento quantitativo.

A disseminação dos resultados da pesquisa será feita por um relatório final, dois artigos acadêmicos, um livro (versão impressa e digital), um seminário de divulgação para as secretarias municipais de educação, inclusão de conteúdos online na plataforma da FGV e dois artigos jornalísticos.

De acordo com a professora, há previsão de sua participação em outras visitas de campo em municípios da amostra.

Sobre o tema, a pesquisadora salienta a importância do estudo para auxílio dos formuladores de políticas públicas, bem como, para as próprias universidades, compreendendo o impacto da qualidade da formação dos profissionais de educação a partir dos casos analisados no âmbito das gestões municipais e estaduais.

“Fazer gestão educacional não é atividade simples, e torna-se ainda mais complexa de acordo com a diversidade territorial observada no país. São muitos brazis. Essas tantas diferenças reorganizam as demandas educacionais e os desafios na garantia do direito de aprender com qualidade. Para nós, professores universitários, a experiência singular de estar nas escolas e sistemas de ensino, evoca a necessidade de ampliação do diálogo com essas instâncias, estreitando a comunicação, formação e pesquisa”, afirma a professora Iasmin.

Os resultados da pesquisa, com previsão para publicação em setembro de 2023, integrará também a plataforma de divulgação de experiências municipais, disponível em: FGV Municípios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support