Professora da Uern é escolhida pelo Inep para integrar Formação Geral do Enade

A professora Dra. Mirla Cisne Álvaro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi escolhida, no início deste ano, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para integrar a comissão de Formação Geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Docente da Faculdade de Serviço Social (Fasso) desde 2004 e atual coordenadora do Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais da Uern, Mirla Cisne já havia sido escolhida pelo Inep em 2016 e 2018 para a comissão do Serviço Social.

A experiência como chefe/coordenação pedagógica de curso bem conceituado no Enade, o currículo e o critério de distribuição regional a levaram a ser indicada para a nova função.

“Componho a comissão de assessoramento de área, que é responsável por definir o perfil da prova que, por sua vez, precisa, anteriormente, definir o perfil e as competências que as pessoas egressas devem ter. Com isso definido, fazemos a ‘encomenda’ da prova que vai para os elaboradores/as de itens (questões). Tais elaboradores(as) se inscrevem em chamada pública, via edital. No segundo momento, vamos avaliar/escolher ou mesmo ajustar as questões enviadas pelos(as) elaboradores(as)”, explicou.

O Inep também conta com um banco de dados de itens (questões), que também podem ser aproveitadas para compor a prova.

“No terceiro momento, fechamos o gabarito da prova e caso não tenhamos conseguido escolher todas as questões necessárias, também podemos elaborar itens. No quarto momento, somos responsáveis por fazer um relatório do resultado do Enade, avaliando as questões de menor e maior acerto, por exemplo, além de dar indicações/sugestões para o INEP/Enade”, acrescentou a docente.

Para Mirla Cisne, a importância pessoal e institucional para a Uern está no sentido de “contribuir com uma avaliação que pode ser indutora de uma formação/educação crítica, de uma universidade socialmente referenciada, que não seja submetida à lógica meramente mercadológica, mas de defesa da humanidade, do meio ambiente e de uma sociedade igualitária”.