A professora do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) a professora Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos participou entre os dias 28 e 29 de abril do Seminário Internacional Justicia Socioambiental, Diversidad Linguistica y Educación, realizado na Universidade de Buenos Aires (UBA).
O seminário contou com a presença de pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, paraguaios e colombianos.
Esse evento foi uma ação do projeto de cooperação internacional de tema homônimo ao evento envolvendo USP e UFPA (Brasil), UBA (Argentina), Instituto Superior de Educación (INAES/Paraguai), dentre outras IES.
Além de professora da Uern, Simone é bolsista de pós-doutorado sênior/CNPq da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores e Desenvolvimento de Território (REDE-TER).
Ela apresentou pesquisa em andamento sobre Teses e dissertações da FE/USP que focam o meio ambiente no campo da educação, a fim de verificar se língua e relações de gênero têm sido considerados como elementos agregadores. Além disso, pautou as ações e projetos da REDE-TER e possibilidades de parcerias institucionais com a UERN.
Reunião
Como resultado, foi realizado reunião remota com os docentes Remigio Diaz Benitez e Raul Baez do Instituto Superior de Educación (INAES/Paraguai), Pedro Adrião (DIRI/UERN) e Simone Cabral (UERN/REDE-TER) no dia 05 de maio de 2025 para tratar de parceria e cooperação internacional.
A REDE-TER tem mobilizado suas redes externas para estabelecer intercâmbios e parcerias científicas, considerada condição chave para a internacionalização da pós-graduação stricto sensu. Umas das ações em vista, é a oferta de curso em Leitura e escrita acadêmica em espanhol, como também Leitura e escrita acadêmica em português para estrangeiro. De modo operacional, trata-se: por um lado, de incentivar a leitura e a escrita de texto em espanhol nas disciplinas ofertadas pela pós-graduação não apenas como uma ação isolada de docentes, mas como uma ação sistematizada pelo Programa; por outro, de estimular a vinda de estrangeiros para realizar intercâmbio, estadia de pesquisa, participação em bancas, dentre outros. A agenda de reuniões, sob a organização da DIRI, continua, que deverá ser ampliada com a participação dos programas de pós-graduação da UERN.