...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professora da Uern apresenta trabalho em Seminário na Argentina e discute acordo de cooperação Internacional

A professora do Departamento de Educação do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) a professora Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos participou entre os dias 28 e 29 de abril do Seminário Internacional Justicia Socioambiental, Diversidad Linguistica y Educación, realizado na Universidade de Buenos Aires (UBA).

O seminário contou com a presença de pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, paraguaios e colombianos.

Esse evento foi uma ação do projeto de cooperação internacional de tema homônimo ao evento envolvendo USP e UFPA (Brasil), UBA (Argentina), Instituto Superior de Educación (INAES/Paraguai), dentre outras IES.

Além de professora da Uern, Simone é bolsista de pós-doutorado sênior/CNPq da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores e Desenvolvimento de Território (REDE-TER).

Ela apresentou pesquisa em andamento sobre Teses e dissertações da FE/USP que focam o meio ambiente no campo da educação, a fim de verificar se língua e relações de gênero têm sido considerados como elementos agregadores. Além disso, pautou as ações e projetos da REDE-TER e possibilidades de parcerias institucionais com a UERN.

Reunião

Como resultado, foi realizado reunião remota com os docentes Remigio Diaz Benitez e Raul Baez do Instituto Superior de Educación (INAES/Paraguai), Pedro Adrião (DIRI/UERN) e Simone Cabral (UERN/REDE-TER) no dia 05 de maio de 2025 para tratar de parceria e cooperação internacional.

A REDE-TER tem mobilizado suas redes externas para estabelecer intercâmbios e parcerias científicas, considerada condição chave para a internacionalização da pós-graduação stricto sensu. Umas das ações em vista, é a oferta de curso em Leitura e escrita acadêmica em espanhol, como também Leitura e escrita acadêmica em português para estrangeiro. De modo operacional, trata-se: por um lado, de incentivar a leitura e a escrita de texto em espanhol nas disciplinas ofertadas pela pós-graduação não apenas como uma ação isolada de docentes, mas como uma ação sistematizada pelo Programa; por outro, de estimular a vinda de estrangeiros para realizar intercâmbio, estadia de pesquisa, participação em bancas, dentre outros. A agenda de reuniões, sob a organização da DIRI, continua, que deverá ser ampliada com a participação dos programas de pós-graduação da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support