Texto de Lydia Paulino, estagiária de Jornalismo
O professor Valdeci dos Santos Júnior, vinculado ao Departamento de História (DHI), ao laboratório de arqueologia O Homem Potiguar, e ao grupo de pesquisa Mnêmis da Uern, lançou no último mês o livro “A simbologia rupestre do Rio Grande do Norte”.
A obra trata de pesquisas realizadas em 381 sítios arqueológicos com arte rupestre existentes em quatro mesorregiões (oeste potiguar, central potiguar, agreste potiguar e leste potiguar) e suas 19 respectivas microrregiões, num total de 69 municípios percorridos.
Fruto de um trabalho de 23 anos de pesquisas arqueológicas, o livro conta com 354 páginas sobre os estudos em arte rupestre presente nos sítios arqueológicos de diversas regiões do estado potiguar.
O livro traz também informações sobre as datas desses registros e faz um alerta sobre a preservação patrimonial desses espaços.
A publicação se deu através de uma parceria da Uern com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RN ), e a Companhia Paranaense de Energia (COPEL).
Foram impressos mil exemplares, que serão distribuídos para todos os cursos de graduação e pós-graduação em arqueologia do Brasil, para bibliotecas públicas de 167 municípios potiguares, e para bibliotecas de instituições acadêmicas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.
Exemplares também serão encaminhados aos pesquisadores e professores da arqueologia em todo o Brasil, assim como para diversas instituições vinculadas aos poderes judiciário, legislativo e do executivo no Estado do RN.
O livro físico está disponível desde o seu lançamento, no dia 30 de março. Os exemplares do livro, que não podem ser vendidos, estão disponíveis presencialmente na sede do IPHAN-RN, em Natal.